Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Saúde inicia auditoria em hospital psiquiátrico de Sorocaba

Auditores do Denasus vão verificar se atendimento em unidade hospitalar do município atende às diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental 


O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (27), auditoria para acompanhar a assistência prestada pelo Hospital Psiquiátrico Vera Cruz Sorocaba (SP) a pacientes que sofrem de transtornos mentais. A equipe de inspeção do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) visitou as instalações da instituição, que é conveniada ao Sistema Único de Saúde e responsável pelo maior número de hospitalizações em saúde mental no município. O relatório da auditoria será concluído até o final do próximo mês de maio.

O Denasus verificará se o atendimento oferecido pela unidade necessitará de adequações à Política Nacional de Saúde Mental, coordenada pelo Ministério da Saúde. A inspeção foi acompanhada pelo diretor do Denaus, Adalberto dos Santos; pelo coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, e por representantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH).

AVANÇOS – Nos últimos dez anos, o SUS avançou na assistência e no tratamento aos brasileiros com transtornos mentais. A reforma psiquiátrica, iniciada há cerca de vinte anos e formalizada pela Lei 10.216/01, impulsionou a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que mudou o foco da hospitalização como centro ou única possibilidade de tratamento aos pacientes.

Consciente que este é o modelo mais adequado para o cuidado dos pacientes, o governo federal – coordenador das políticas nacionais de saúde – introduziu no SUS novas medidas complementares de tratamento aos brasileiros com transtornos mentais, inclusive a dependentes químicos, sem desconsiderar a assistência hospitalar para os casos em que o diagnóstico médico demanda tratamento medicamentoso e internação. 

Atualmente, a atenção especializada em saúde mental é oferecida no SUS por meio de 1.620 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) implementados em todos os estados. Essa quantidade de CAPS é quase quatro vezes maior que em 2002, quando o país contava com 424 Centros. 

As equipes que atuam nos Centros são formadas por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde. Só nos CAPS, foram registrados, em 2010, 21 milhões de atendimentos ambulatoriais em saúde mental – 50 vezes maior que a quantidade deste tipo de assistência prestada em 2002 (423 mil procedimentos). 

REDE DE ASSISTÊNCIA – Além dos CAPS, a rede de atenção integrada em saúde mental também conta com os atendimentos oferecidos por meio das Equipes de Saúde da Família (quase 32 mil equipes em todo o país), das Casas de Acolhimento Transitório (CATs), dos Consultórios de Rua e das Comunidades Terapêuticas. 

Na rede hospitalar, estão disponíveis 32.735 leitos. A eles, somam-se outros cerca de dois mil leitos nos CAPS, nas CATs e nas Comunidades Terapêuticas. Todos eles recebem recursos financeiros do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário