Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Petrobras ENRIQUECEU de Geisel a UEKI, Renó e Galvão, e centenas de malandros...

Hélio Fernandes, na Tribuna da Imprensa
matéria publicada em 26 de junho de 2009

Fiscalização na maior empresa brasileira e em todas as outras é obrigatória. Imaginem fazer uma CPI para cada uma delas?

Acertaram frontalmente quando colocaram Wilson Santarosa como dos primeiros a serem investigados. Ele é absoluto, domina a Petrobras, pelo menos há 10 anos. Está há mais tempo do que isso na Petrobras, mas INCONTROLAVEL só há 10 anos. (Aliás, basta ler o que escrevi sobre ele, na Tribuna impressa, para verificar seu espantoso dominio sobre a empresa e o controle, a respeito dos amestrados).

Mas investigado não deve ser apenas o "dono" da Comunicação. Ele dominava e domina tudo, não é inteligente mas é esperto. E então, não dividia o Poder, mas fingia não ver o que faziam nas subsidiarias, que são tão poderosas (ou mais, em materia financeira ou de movimentação de somas fabulosas) quanto a empresa-mãe.

Não podem deixar de chamar para depor (em CPI ou simples fiscalização) TODOS, mas todos mesmo, que passaram pela Petrobras qualquer que seja o cargo.

O primeiro a ser CHAMADO (algemado?) deve ser o senhor Shigeaki Ueki. Foi presidente da Petrobras e Ministro das Minas e Energia durante a ditadura, nomeado e patrocinado por quem? Ninguém menos do que o general Ernesto Geisel, "presidente" por um periodo, atrabiliario, autoritario, majoritario SEM VOTOS.

Shigeaki Ueki ocupou os dois cargos (logico, um depois do outro), mas numa epoca em que a petrobras era expectativa e não realidade. Não produziamos, importavamos entre 10 e 12 BILHÕES DE DOLARES anualmente. Falavam em comissão de 10 por cento, mas basta colocar 3 por cento, e fiquem assombrados. (É claro que a divisão é grande, lá para fora e aqui dentro, mas o total era altamente DIVISIVEL).

Não por acaso, Shigeaki Ueki e os filhos (que também devem ser convocados ou CONDUZIDOS) têm no Texas, mais POÇOS DE PETROLEO do que a familia Bush, e do que outros proprietarios.

E também não é preciso recorrer AO ACASO, para compreender este fato: quando abriram o testamento de Geisel (os carrascos também morrem, titulo de um filme famoso), encontraram, em dinheiro, 20 milhões de dolares. O general Silvio Frota, ditador, mas honestissimo, comentou com muitos generais: "Eu não disse, eu não disse?". Só que no livro de MEMORIAS, Frota chama Geisel de COMUNISTA, o que compromete o livro, que é importante.

Mas não basta Ueki, Santarosa (este em escala infinitamente menor), todos os que passaram pela Petrobras e suas DIRETORIAS SUBSIDIARIAS. Não esquecendo Renó e Galvão, que trabalharam em dupla, corretissimos um com o outro, na propria Petrobras e na BR. Tão ligados, que deixando a mina de ouro, fundaram uma empresa, juntos, que vai maravilhosamente.

Não esquecer de investigar A FUNDO, A NEGOCIAÇÃO com a Repsol, onde todos os grandes da Petrobras estão acintosa e satisfatoriamente envolvidos.

PS- Mas a Petrobras não se esgota no nome da empresa principal, é indispensavel DEVASSAR quem passou (ou quem está) pela BR, Transpetro, Financeira, tem qualquer ligação.

PS2- Para ficar mais facil: montem uma fiscalização naquele enorme predio da Avenida Chile. E quem tiver direito a ELEVADOR PRIVATIVO, não escapa: quebra de sigilo bancario, telefonico, "convite" para depoimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário