Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cartilha voltada para indivíduos que participam de pesquisas clínicas


A cartilha Os direitos do sujeito de pesquisa, desenvolvida pelos pesquisadores Sergio Rego, da ENSP, e Marisa Palacios, coordenadora-geral do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), foi tema de reportagem no Jornal Brasil Online, em 19 de janeiro. 
O material é voltado para indivíduos que participam de testes e pesquisas clínicas. Seu primeiro foco foram os sujeitos de pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ), e os Comitês de Ética e Pesquisa (CEP).


Leia a reportagem.



Cartilha orienta pessoas que participam de testes e pesquisas clínicas



Os direitos do sujeito de pesquisa é o tema de uma cartilha recém-lançada, voltada para pessoas que participam de testes e pesquisas clínicas. Projeto do pesquisador da Fiocruz Sergio Rego, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), a publicação está sendo distribuída no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ), e nos Comitês de Ética e Pesquisa. Porém, em breve, seu conteúdo estará disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP. O trabalho foi pensado em parceria com Marisa Palacios, coordenadora-geral do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), desenvolvido em associação ampla pela ENSP, UFRJ, UFF e Uerj.


Sergio explicou que todo o trabalho foi desenvolvido com base nas necessidades e dificuldades vividas pelos pacientes que sempre colaboraram com as pesquisas. “Determinados locais, por funcionarem juntos ou estarem próximos aos grandes núcleos de pesquisa, se tornam foco. Por exemplo, a comunidade de Manguinhos, os pacientes assistidos aqui no nosso Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e o Hospital Universitário da UFRJ são alguns deles. Por isso, é tão importante falarmos dos direitos das pessoas e não apenas dos deveres”, ressaltou o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário