Páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cadê o médico? SUS vira alvo de chacota em game online

Em “SUS – The Game”, o jogador precisa encontrar o único médico de um hospital que pode salvá-lo antes que seja tarde demais. Criadores se basearam na própria experiência

São Paulo – “Tenha a experiência de como é se sentir em um hospital público no Brasil (e provavelmente em qualquer país com hospitais em más condições ou mal administrados)”. É o que promete “SUS – The Game”, jogo criado por dois brasileiros para um festival de games que faz graça – e crítica social – com o Sistema Único de Saúde.
A premissa é assim descrita no site do jogo: “só há um médico que pode tratá-lo, encontre-o ele ou ela antes que seja muito tarde. Ninguém se importa ou quer ajudá-lo, então boa sorte”.
O jogador tem, por exemplo, que conseguir ultrapassar as atendentes, que se divertem animadamente em redes sociais como Twitter e Facebook.
Embora “SUS- The Game” possa estar sendo radical quando diz que ninguém irá ajudá-lo na rede pública de saúde, não se pode dizer que esteja distante da realidade.
A nota do SUS no índice de desempenho chamado IDSUS, lançado pelo próprio governo em 2012, é de 5,4, de um total de 10.
“A ideia inicial de (o jogo) passar em um hospital veio da minha namorada, porque tivemos que ir ao SUS alguns dias antes do evento”, disse ao site TechTudo Ricardo Bencz, um dos criadores do game.
Bencz, 27 anos, desenvolveu o jogo junto com Luiz Alojziak, 21, durante a Ludum Dare, evento online em que participantes devem criar novos games em 72 horas. A última edição da competição ocorreu no mês passado.
“Muitas pessoas já escreveram textos relatando seus problemas e outras criaram charges satirizando o sistema público de forma geral. Como somos desenvolvedores de jogos, criamos uma experiência com teor irônico que seja semelhante ao que passamos quando usamos algum serviço do SUS”, falou Bencz ao Techtudo.
Na internet, o jogo recebeu retorno positivo – e irônico -- de brasileiros.
“Faltou realismo! O jogo carrega em poucos segundos. Tinha que demorar, no mínimo, umas seis horas”, disse um internauta identificado como Rudá Sampaio em uma das páginas em que o game está hospedado.
O SUS completou 25 anos em 2013 e é um gigante: são feitos por ano 3,7 bilhões de procedimentos ambulatoriais, 531 milhões de consultas médicas e 11 milhões de internações, segundo o Ministério da Saúde informou à Agência Brasil.
O desafio é melhorar a qualidade a tal ponto que homenagens como “SUS – The Game” sejam vistas apenas como frutos da imaginação de mentes muito criativas.

Comentário: O SUS é muito maior do que "achar um médico no hospital". No entanto, o SUS também é garantir equipamentos e profissionais para o usuário que procura atendimento tenha o seu problema resolvido.

2 comentários:

  1. SO SE ENCONTRA gente para criticar, mais nao tem a coragem de fazer um game para mostrar os avanços do SUS. eu mesmo sou testemunha pois dele preciso, e por duas vezes que fui procurar atendimento um para meu irmao e outro para ,mim mesmo, foi nota 10 porque para meu irmao em menos de 3 meses conseguir seu auxilio doença , e para mim hoje dia 20 vou buscar meu aparelho auditivo que vai se PAGO PELO SUS nao vou gastar nada. fui encaminhado para um hospital e de la ja sair com todos meus exames feitos. AGORA NAO SE PODE NEGAR QUE HA MUITO QUE SE FAZER, POR OUTRO LADO UM CARA DESSE FAZ UM VIDEO DE TAL NATUREZA E ESQUECE QUE MUITAS VEZES NAO É O SUS O RESPONSAVEL E SIM O GOVERNO DO ESTADO OU DO MUNICIPIO QUE NAO CUIDAM DOS HOSPITAIS. FORAM DISTRIBUIDOS 6.000 MEDICOS PÓR AREA REMOTA ONDE O ATENDIMENTO NAO E EXISTIA. MAIS AINDA FALTA MUITO E O VIDEO PROVAVELMENTE É DE UM COXINHA. PATRICINHA E MAURICINHO QUE NEM DO SUS DEPENDE. POR OUTRO LADO MEDICOS DO MAIS MEDICO NAO VEIO PARA O BRASIL PARA TRABALHAR 24 HORAS SEM PARAR ELES TEM SEU HORARIO DE TRABALHO, SE FALTA OUTROS MEDICOS TALVEZ A CULPA NAO SEJA DO SUS E SIM DO GOV ERNO DO ESTADO E DA PREFEITURA LOCAL. É FACIL FAZER MATERIA CALUNIOSA SEM A MENOR PESQUISA, SEM SE PREOCUPAR E VER OS FATOS.

    ResponderExcluir
  2. AINDA TEM MAIS - SE O CASO ACONTECEU NOO PARANÁ A CULPA NAO É DO SUS PELO ESTADO ESTA QUEBRADO, CULPE SEU GOVERNADOR E SEU SENADOR ALVARO DIAS QUE HOJE VIVE DE BRAÇOS DADOS COM A DIREITA QUE NUNCA OLHOU PARA O BRASIL. POR OUTRO LADO O SUS TAMBEM NAO TEM CULPA DE SEU GOVERNANTE TER QUEBRADO O ESTADO. OS POSTOS DE SAUDE DO PARANA ESTAO ABANDONADO A CULPA É DO SEU GOVERNADOR, E PREFEITO NAO CULPE QUEM NAO TEM CULPA

    ResponderExcluir