Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Quando a gente fala de "Participação da Comunidade" no SUS, é disso que a gente está falando!

Unidade de Saúde Moradias da Ordem melhora acesso da população


A unidade básica de saúde Moradias da Ordem, no Pinheirinho, vem promovendo desde o ano passado mudanças no processo de trabalho para facilitar o acesso dos pacientes e aumentar o vínculo deles com os profissionais.

“Hoje realizamos mais atendimentos e com mais qualidade. Antes tinha gente o dia todo esperando consultas. Os pacientes nem sempre conseguiam o que precisavam e isso era estressante”, conta a auxiliar de enfermagem Liziani Cunha.

De acordo com o coordenador da unidade, Luiz Cretella Souza, agora cada paciente sabe qual é a sua equipe de referência e,por sua vez, a equipe conhece o histórico médico de cada um. Outro ganho vem do trabalho com a agenda aberta. “Antes as consultas eram marcadas sem preocupação com o tempo que o paciente esperaria. Agora atendemos a demanda do dia”, explica.

Com mais de 13.800 pessoas na sua área de abrangência, a unidade conta com quatro equipes do Programa Saúde da Família, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, técnicos de saúde bucal e agente comunitário.

“A nossa intenção sempre foi ampliar o acesso dos usuários nas unidades básicas e assim desafogar as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas, que são destinadas a atender os serviços de urgência e emergência. Com essa mudança no processo de trabalho do Moradias da Ordem estamos conseguindo fazer isso, atendendo pessoas que procuravam as UPAs para atendimentos que devem ser realizados nas unidades básicas”, disse o secretário municipal da saúde, Adriano Massuda.

A aposentada Juraci Rebinski disse que já sentiu essa diferença. Atendida na unidade há anos, ela conta que a espera para conseguir atendimento é muito menor: “Tenho problema no coração e pressão alta. Antes, quando sentia mal estar tinha dificuldade para ser atendida. Agora, sempre que venho à unidade sou recebida pela minha enfermeira”.

Mapeamento

Outro diferencial da unidade Moradias da Ordem é o mapeamento que cada equipe de Saúde da Família está fazendo da sua área de abrangência. Cada grupo, desde o agente comunitário até o médico, está envolvido em conhecer a população que atende, identificar os problemas de saúde mais comuns da sua área e verificar qual a melhor maneira de realizar o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário