Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Curitiba se prepara para receber um dos maiores eventos mundiais de saúde em 2016


via PMC

Curitiba começa a se preparar para um dos maiores eventos mundiais da área de saúde, a 22ª Conferência Internacional de Promoção da Saúde, que será realizada na capital em 2016. Nesta quinta-feira (28), gestores, pesquisadores, formuladores de políticas públicas, representantes da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias discutiram os avanços e desafios e trocaram experiências sobre o tema.

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, ressaltou a responsabilidade de ser a primeira cidade da América Latina a receber a conferência, organizada pela União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (IUHPE, na sigla em inglês), e discutir os dilemas na construção de um sistema universal e gratuito. “Nosso país é marcado por desigualdades regionais e sociais e ao mesmo tempo luta para crescer econômica e socialmente. Temos que nos unir para construir políticas públicas que enfrentem esses desafios e as demandas”, frisou Massuda.

Para o presidente da IUHPE, Michael Sparks, é importante que os profissionais da saúde estejam abertos a novas ideias. “É preciso inovar nas políticas públicas, para que elas sejam mais eficazes, e este seminário é um bom inicio”, ressaltou o dirigente, que veio da Austrália para participar do evento.

Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública da Prefeitura de Curitiba, o Seminário desta semana faz parte também da estratégia de construção da Política Municipal de Promoção da Saúde, iniciada no primeiro semestre deste ano em Curitiba.

“Estamos ansiosos para que a pauta avance, pelos debates que serão realizados e a expectativa é que a Conferência em 2016 seja construtiva”, disse Déborah Malta, diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde.

Também participam dos debates, que continuam nesta sexta-feira (29), Zorah Abaakouk, coordenadora da unidade técnica de determinantes sociais da saúde da Organização Panamericana de Saúde, e Carlos Silva, secretário executivo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário