Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Denúncia contra o Ibope no Paraná, que aponta Beto Richa na frente

69170483

no Blog do Tarso

Não é possível confiar no Instituto Ibope no Paraná.

No dia 6 de outubro de 2012, um dia antes do primeiro turno, o Ibope divulgou pesquisa sobre a eleição para o cargo de prefeito de Curitiba com os seguintes números:

Ratinho Jr. (PSC) – 39%

Luciano Ducci (PSB) – 28%

Gustavo Fruet (PDT) – 21%

Rafael Greca (PMDB) – 10%

Alzimara Bacellar (PPL) – 1%

Bruno Meirinho (PSOL) – 1%

Avanilson Araújo (PSTU) – não pontuou

Um dia depois o resultado oficial das urnas foi o seguinte:

Ratinho Jr. (PSC) – 34,09%

Gustavo Fruet (PDT) – 27,22%

Luciano Ducci (PSB) – 26,77%

Rafael Greca (PMDB) – 10,45%

Bruno Meirinho (PSOL) – 0,91%

Alzimara Bacellar (PPL) – 0,46%

Avanilson Araújo (PSTU) – 0,10%.

Ou seja, poucas horas antes do pleito o Ibope deu 5 pontos a mais para Ratinho, deu quase dois pontos de presente para Ducci e retirou mais de 7 pontos de Fruet, que foi para o segundo turno com Ratinho e venceu as eleições.

Nessa mesma eleição Reni Pereira venceu a disputa em Foz do Iguaçu com vantagem de 9%, mas o Ibope dizia que ele seria derrotado por Chico Brasileiro (ex-PCdoB) pela diferença de 7%. Erro de 16 pontos!

O Ibope acabou de divulgar pesquisa na RPC-Globo para a corrida eleitoral para governador do Paraná com o candidato da reeleição Beto Richa com 43%, o senador Roberto Requião (PMDB) com 26% e a senadora Gleisi Hoffmann (PT) com 14%.

O Datafolha há poucos dias apontou Beto com 39%, Requião 33% e Gleisi 11%.

Ou seja, o Ibope deu de presente 4 pontos para Richa, retirou 7 pontos de Requião e deu 3 pontos para Gleisi.

Não há nada nos últimos dias que justificaria a queda de Requião.

Por causa desse absurdo do Ibope em 2012, ocorreu uma CPI na Assembleia Legislativa do Paraná. Na época foi convocado o diretor do Ibope para região Sul, Francisco Krassuski para depoimento (não sei se ele continua até hoje), que foi presidente da Celepar – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (antiga Companhia de Informática do Paraná) durante o governo neoliberal de Jaime Lerner e é amigo pessoal do atual presidente da Celepar, Jackson Leite, e também do atual governador Beto Richa (PSDB).

Durante a gestão de Francisco Krassuski na Celepar, quem mandava era a Microsoft e o software proprietário, até ser defenestrada pelo governo Roberto Requião (PMDB), defensor do software livre e do compartilhamento.

A CPI investigou as terceirização dos serviços do Ibope no Paraná.

Outra pérola: a Celepar, sociedade de economia mista, realizou licitação na modalidade pregão presencial para a contratação de prestação de serviços de pesquisas de opinião pública e enquetes.

Sabe quem venceu a licitação e recebeu R$ 2.315.520,00 dos cofres públicos?

O IBOPE!

Sim, isso mesmo! Veja aqui a prova, no próprio site do governo comandado por Richa.

Infelizmente terminou em pizza a CPI, com a seguinte conclusão da relatora deputada Cantora Mara Lima (PSDB), do partido do governador:

“Assim conclui-se que há indícios de fraude que só uma investigação longa e profunda poderá esclarecer. Para tanto recomenda-se o envio do presente relatório imediatamente aos órgãos policiais e judiciais, para que procedam ampla e rigorosa apuração”.

Até quando vamos acreditar no Ibope?

Nenhum comentário:

Postar um comentário