Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

A CPMF e o financiamento da seguridade social

via Fundação Perseu Abramo

Nos últimos dias, tem-se discutido bastante sobre a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e aqueles que estiveram a favor e contra sua criação, aprimoramento e manutenção. A CPMF foi instituída em 1996, a partir da taxação da movimentação de valores e créditos de natureza financeira, substituindo o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF) e foi derrubada em 2007, apesar do esforço do governo Lula em mantê-la.


A contribuição foi criada para o financiamento da seguridade social, inicialmente da saúde, mas passou a destinar parte de seus recursos para a previdência social (em 1999) e para o combate à pobreza (em 2000), importantes objetivos de política pública até hoje. A preços de abril de 2007, o montante total da arrecadação do IPMF/CPMF de 1993 a abril de 2007 foi de R$ 268,2 bilhões. No entanto, estudos mostram que, não fosse pela existência da Desvinculação das Receitas da União (DRU), que permite que 20% dos recursos orçamentários arrecadados das contribuições, sociais excetuando as previdenciárias, seja usado para por exemplo atingir a meta de superávit primário e o pagamento de juros da dívida, os recursos efetivamente aplicados na saúde, previdência e combate à pobreza, teriam sido ainda maiores.

A CPMF era um importante tributo, não só por seu financiamento à seguridade social, mas também por permitir o cruzamento da movimentação financeira dos contribuintes com a declaração de renda, permitindo assim maior fiscalização por parte da Receita Federal. Além disso, em um país com um sistema tributário tão regressivo, a CPMF era um mecanismo também de redistribuição de renda, ao financiar parcialmente a seguridade social a partir de movimentações financeiras. A sua manutenção teria contribuído portanto para aumentar os recursos para áreas prioritárias no país, na garantia de direitos constitucionais e na luta contra a desigualdade social.



Para ler mais
:

A arrecadação e o destino dos recursos da CPMF Nota técnica 6/2007
leia mais
CPMF – Mitos e Verdades sob as Óticas Econômica e Administrativa
leia mais
Desvinculação das Receitas da União (DRU)
leia mais
Novo Ciclo de Debates discute Taxação de Transações Financeiras
leia mais
Senado derruba prorrogação da CPMF
leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário