Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Curitiba: Bairro Novo terá serviço experimental de cuidados a idosos em domicílio

via PMC


A Prefeitura de Curitiba vai implantar no ano que vem um serviço de atendimento à população idosa no Bairro Novo, região Sul de Curitiba. Desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal da Saúde, o projeto Cuidadores em Domicílio prevê atendimento em casa a idosos com grau de dependência I e II (dependência leve e moderada) nas questões de saúde e risco social, dando apoio às famílias e evitando a institucionalização dos usuários.

O serviço funcionará em caráter experimental, mas há a expectativa que de ele seja replicado nas outras oito regionais da cidade. O objetivo é promover um acompanhamento continuado do idoso acamado, com o apoio de um cuidador social, sem retirar a pessoa do seu ambiente familiar. “A escolha do Bairro Novo para a implantação dessa unidade de atendimento aconteceu devido à articulação entre a FAS e a Secretaria da Saúde, uma vez que as unidades de referência da saúde para o atendimento de idosos ficam todas na área de abrangência da regional”, afirma a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.

A FAS tem trabalhado para qualificar o atendimento socioassistencial à população em situação de risco ou vulnerabilidade social da regional Bairro Novo, a segunda mais populosa da cidade. Tanto que ampliou o número de idosos beneficiados de 184, no início do ano passado, para 223 em 2014. Em paralelo com a atuação dos grupos de convivência, que incluem atividades variadas como artesanato e informática, foi identificado que mais de 60% dos idosos moradores da regional não possuíam registro no Cadastro Único – que permite acesso a programas de benefícios sociais como o Bolsa Família.

“Fizemos um mutirão para realizar esses cadastros e garantir que todos pudessem acessar os seus direitos, como a isenção tarifária no transporte público municipal e interestadual”, diz a supervisora regional da FAS no Bairro Novo, Rosangela Barbara.

Para a regional, que compreende os bairros Sítio Cercado, Umbará e Ganchinho, além do próprio Bairro Novo, também estão previstas para 2015 a inauguração de uma unidade de acolhimento para idosos em situação de rua e de um Centro Dia, equipamento público que oferta atividades para pessoas com semidependência para tarefas da vida diária.

De acordo com Rosangela Barbara, foi realizado um trabalho detalhado para traçar o perfil dos usuários dos serviços da FAS no Bairro Novo. “Com esse conhecimento foi possível definir prioridades, direcionar as equipes e garantir um atendimento mais efetivo à população”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário