Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

A morte piedosa (Albert Camus)

via Correio da Saúde (por email)

O "Diário de Viagem", de Albert Camus, publicado na França em 1978, traz as impressões do escritor sobre viagem à América do Sul (principalmente o Brasil) entre junho e agosto de 1949.

Aqui registrou observações preciosas sobre vários aspectos do cotidiano brasileiro, comentando ainda seus encontros com Aníbal Machado, Manuel Bandeira, Murilo Mendes, Augusto Frederico Schmidt, Oswald de Andrade, Mário Pedrosa e muitos outros intelectuais.

Abaixo, caso que lhe foi relatado na casa de Aníbal Machado, acerca dos "adjutórios", então ocorrentes no interior de Minas Gerais, lá praticados na primeira metade do século XX:

"Em certos casos, quando a agonia dura demais, convocam-se esses senhores, que são licenciados. Chegam, vestidos com solenidade, cumprimentam, retiram as luvas e vão até o moribundo. Pedem-lhe que diga “Maria Jesus” sem parar, colocam-lhe um joelho sobre o estômago e as mãos sobre a boca e empurram com força, até que o agonizante estrebuche. Retiram-se, tornam a calçar as luvas, recebem cinqüenta cruzeiros e partem, cercados pela gratidão e pela consideração gerais".

[CAMUS, Albert. Diário de Viagem. Editora Record. Rio de Janeiro – São Paulo, 2004. p.96].

Nenhum comentário:

Postar um comentário