Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Cesarianas tem indices de até 88% dos partos no setor privado

via "Correio da Saúde" MP-PR


A pesquisa "Nascer no Brasil", da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), mostra que a cesariana, que deveria ser utilizada apenas para situação de risco, é o meio mais utilizado na hora do parto, estando fora dos padrões recomendados pelas evidências científicas.

Os índices brasileiros estão longe daqueles registrados pelos países desenvolvidos: do total de partos no Brasil, entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012, 52% foram cesarianas. No setor privado, que atende, em sua maioria, mulheres com mais escolaridade e maior poder aquisitivo, os índices chegam a 88% dos nascimentos.

O percentual total continua muito acima dos 15% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir morbidade e mortalidade materna e neonatal. A tendência de crescimento é contrária ao observado em países como Suécia e Hungria (menos de 20%) e Portugal (35%), que se empenham em reduzir o número de cesáreas. 

Pouco mais da metade (57%) das mulheres que desejavam ter parto normal alcançaram esse objetivo: 63% no setor público e apenas 21% no privado. Das mulheres que desejaram a cesariana, 73% tiveram esse parto, sendo que esse percentual foi de 97% no setor privado.

Veja os gráficos.
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário