Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Palestra de médico é cancelada em PE depois de postagem preconceituosa


Palestra de médico é cancelada em PE depois de postagem preconceituosa

“Não piso nesta terra de merda mais em toda a minha vida!”, escreveu o médico, após resultado que mostrou vitória da presidenta Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco nas eleições do dia 26


na revista Forum


Um anestesista do Rio Grande do Sul foi banido de um congresso médico que será realizado neste mês na capital pernambucana, após publicar uma postagem preconceituosa. “Comunico que estou agradecendo o convite para palestrar em RECIFE no CBA deste ano, mas não vai dar. Não piso nesta terra de merda mais em toda a minha vida!”, escreveu na página do Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA) no Facebook.

Ele foi presidente da Regional da Sociedade de Anestesiologistas do Rio Grande do Sul (biênio 2004-2005) e havia sido convidado a dar uma palestra no evento, que ocorrerá no Recife entre os dias 14 e 18 de novembro. As declarações foram feitas logo após a vitória da presidenta Dilma Rousseff (PT), no último dia 26 de outubro, e geraram indignação entre a classe médica.

O estado teve 70% dos votos válidos favoráveis à petista e este seria o motivo dos insultos. Por causa da atitude desrespeitosa, o anestesista foi denunciado ao Conselho Federal de Medicina, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), ao Ministério Público Federal (MPF) e à ONG SaferNet Brasil.

Confira abaixo, a nota de repúdio publicada pelo Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA):

NOTA DE REPÚDIO

Foi com extrema indignação que lemos sua postagem em rede social se referindo de forma desrespeitosa ao Estado de Pernambuco, ao declinar do convite para palestrar no 61° Congresso Brasileiro de Anestesiologia.

Reconhecemos seu direito de não querer participar do CBA, afinal essa é uma decisão de foro íntimo. Mas repudiamos a maneira preconceituosa como o senhor tratou a população do nosso Estado, que inclui toda a categoria médica pernambucana.

O conteúdo da sua declaração mostra um preconceito inaceitável e não condiz com a postura que se espera de um profissional. Além disso, o meio utilizado para a recusa de um convite já aceito a apenas 20 dias da realização do congresso, demonstra descompromisso com a atividade associativa.

Aproveitamos para reafirmar que o CBA é um evento científico, apartidário, democrático e que tem como objetivo, além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes, promover a união e o congraçamento entre todos os anestesiologistas. Temos convicção de que suas declarações contra Pernambuco, não refletem a opinião da maioria esmagadora dos anestesistas do nosso País.

Por fim, reafirmamos o espírito plural e fraterno com que estamos nos preparando para receber os colegas congressistas de todas as regiões do Brasil. Espírito esse que é uma marca registrada de todos os encontros de anestesistas e também do povo pernambucano.

Recife, 27 de outubro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário