Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Governo Richa: a opção preferencial pelos impostos

via Tadeu Veneri

O governador Carlos Alberto Richa, ao enviar à Assembleia Legislativa um pacote de mensagens, propõe aumentar em 40% o valor do IPVA, 1% sobre o ICMS da gasolina (de 28% para 29%) e 8% sobre o ICMS de muitos outros itens. Também passa a cobrar contribuição previdenciária de 11% sobre os salários dos servidores públicos aposentados e pensionistas.

O mais surpreendente é que, em nenhum momento, o governo do Paraná propõe reduzir seus gastos. Faz pirotecnia com extinção e fusão de secretarias e não reduz nada. Pior, para o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Legislativo, o governo mantém o repasse generoso de mais de 20% do orçamento do próximo ano. Esse valor terá aumento se os deputados aprovarem o chamado tarifaço, já que os valores estabelecidos para cada Poder e instituição são reforçados se o orçamento crescer.

É contraditório que o governador, que se autodefine como um homem de diálogo, apresente um pacote de medidas que não discutiu com ninguém, a não ser com seu círculo mais próximo.

O Paraná virou refém da Corte. A generosidade do governador com os poderes Legislativo, Judiciário e MP contrastam com o rigor do corte de 65% no orçamento da Defensoria Pública. O governador, após alcançar a reeleição, mostra seus verdadeiros objetivos. Penalizar o setor produtivo e manter as benesses dos amigos. O dinheiro que sobra para gastos com publicidade, para o MP, Alep e TJ falta para o básico. Os deputados do Paraná têm a obrigação de vetar esse pacote, um verdadeiro golpe contra a população. É assim que vão dizer de que lado estão, se dos privilégios e mordomias, ou do povo do Paraná. E ao cidadão cabe cobrar da Assembleia Legislativa que cumpra seu papel. 
Deputado Tadeu Veneri - líder da bancada do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário