Páginas

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Moradores podem ter sido contaminados por consumo de água com agrotóxico

Investigações preliminares dão conta de que a água utilizada para consumo estaria contaminada pelo “agente laranja”. O MP apreendeu o trator e o pulverizador utilizados na aplicação do produto para análise

na RadioAgência Brasil de Fato


Na semana passada, dez pessoas foram internadas após ingerirem água de um riacho em Lajeadinho, Cacique Doble, no norte do Rio Grande do Sul. Investigações preliminares dão conta de que a água utilizada para consumo pelos moradores da região estaria contaminada pelo “agente laranja” 2,4 D (2,4-Diclorofenoxiacético), um agrotóxico altamente nocivo para a saúde humana.

Conforme relatos das vítimas, após consumirem a água, os moradores sentiram falta de ar, sensação de sufocamento, feridas, coceiras, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréia e até desmaios.

Entre as pessoas contaminadas, está um bebê com 40 dias e um menino de 6 anos. Segundo os atingidos, a água da nascente e do riacho ficaram esbranquiçadas como se estivessem com excesso de cloro, só que com um cheiro forte e insuportável.

Alexandra Bastos, médica responsável pelos atendimentos, afirma que os sintomas apresentados não indicam intoxicação pelo ar, o que faz aumentar os indícios de que a água foi contaminada.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul apreendeu o trator e o pulverizador utilizados na aplicação do produto para análise. Os pacientes foram encaminhados para realizar exames e até o fechamento desta edição estavam em observação.

De São Paulo, para Radioagência BdF, Maura Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário