Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Para os coxinhas saudosos da ditadura



Nos meus tempos de estudante, a gente passava por aqui e a casa era a residência oficial do Comandante da 5ª Região Militar (ou será que era a "Casa Amarela" que fica ao lado?)

24 horas por dia soldados com fuzil e metralhadora de pé no portão.

Quando passava pela caçada rumo ao Hospital das Clínicas, eu evitava olhar para ela, nem que fosse para apreciar os jardins - diligentemente mantidos pelos valorosos recrutas do Exército Brasileiro.

Vai que algum soldado de sentinela tivesse acordado de mau humor e resolvesse me levar para interrogatório para saber porque eu estava olhando para a casa do comandante...

Eu era moço, tinha sonhos, um futuro pela frente e queria me formar em medicina.

A espiadela no jardim podia ficar para outra hora.

Hoje a casa (assim como a "Casa Amarela" que fica ao lado) pertencem à Universidade Federal do Paraná.

Aqui funciona o Celin - Centro de Ensino de Línguas. No Celin, qualquer um, seja ou não aluno da UFPR, pode aprender o que quiser.

Eles ensina até mesmo - imaginem só - Mandarim!!! 

O general, assim como a ditadura a quem ele servia, já faleceu...

Ficaram algumas viúvas.

O general deve estar de bruços na tumba e seu espectro geme a cada vez que um aluno esboça umas palavras na língua de Mao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário