Páginas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Trabalhadores do Hospital Regional do Litoral do Paraná temem temporada ainda mais complicada

via SindSaúde

Não é de hoje que os servidores das mais diversas unidades da Sesa reclamam de faltade pessoal, de ausência de médicos, de escalas formais que não conferem com a realidade, da má administração geral dos equipamentos e do descaso com as condições de trabalho e qualidade da assistência prestadaE no Hospital Regional do Litoral - HRL -, a coisa não é diferente.
Os profissionais do HRL estão de cabelo em pé porque temem que haja procedimentos investigatórios por falta de atendimento correto ou por negligência.
E pode sobrar para a equipe de servidores as consequências das omissões que competem à gestão. Ainda mais agora que a população do Litoral aumenta muito por conta da temporada de verão. São situações que ferem as normas legais e de ética, determinados pelos Conselhos de Classe.

Ocorre que, apesar dos avisos de vários servidores, dos registros nos livros internos do hospital, nenhuma providência real, que gere mudança, foi adotada.
Agosto de 2014
Agosto de 2014
Por essas e outras, o SindSaúde enviou documento à Sesa informando a situação crítica do HRL e pedindo que o secretário Caputo adote as providências cabíveis. 
O que fazer? - No domingo, 14/12, a situação no HRL era absurda. Sem médicos, a equipe da enfermagem foi pressionada por todos os lados. Na iminência de que plantões conturbados voltem a ocorrer, orientamos os servidores a seguirem os seguintes procedimentos:
I- Informem as inconformidades às chefias. Se necessário, avisem por telefone e peçam a presença dos mesmos na unidade.
II-  Registre a hora da ligação feita e descreva o que foi dito à direção.
III- Anote se a chefia compareceu à unidade para assumir os problemas e buscar solucioná-los. Não assuma responsabilidades que não são de sua competência profissional.
VI- Em último caso, havendo risco aos pacientes, oriente-os a fazer denúncia no Ministério Público ou a registrar a ocorrência em delegacia.
Operação Verão - É nesse clima que começa a operação verão no HRL: cheio de incertezas e sendo notícia na imprensa.
Infraestrutura - Equipamentos sem manutenção, reforma e ampliação de alguns setores parados ou em obras com indícios de falta de segurança, serviço de atendimento intensivo improvisado no PS sem condição técnica de funcionar. Enfim, a precariedade está espalhada nos quatro cantos do HRL.
E não são poucos os pedidos de providências que o sindicato tem encaminhado à gestão e ao Ministério Público.
Agosto de 2014
Agosto de 2014
Além disso, desde sua inauguração, em 2007, o HRL já foi cenário de vários absurdos que geraram muitos boletins de ocorrência na delegacia local. Problemas que, ao nosso ver, nunca foram superados e enfrentados de forma satisfatória pela direção do hospital e pela Sesa.
Jogo de empurra - Ninguém nega que no Litoral do Paraná a saúde pública tem deficiências graves na atenção básica. Por conta disso, a demanda do hospital só aumenta. Mas esse jogo de empurra não justifica o fato de o Hospital não possuir um plano integrado entre Prefeitura e Estado para implementar ações que superem o quadro de debilidade do atendimento à saúde de forma integral e com qualidade.

Leia aqui o Raio-X especial sobre os problemas do HRL feito em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário