Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Genocídio brasileiro: 42 mil adolescentes poderão ser assassinados até 2019.

via Correio da Saúde do MPE-PR


O índice de Homicídios na Adolescência (IHA) no Brasil, produzido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), estima que mais de 42 mil adolescentes (12 a 18 anos) poderão ser assassinados até 2019.

Os homicídios representam 36,5% das causas de morte dos adolescentes (enquanto para a população total correspondem a 4,8%). Para a elaboração do IHA, foram analisados 288 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. O levantamento tem como base os dados dos Censos 2000 e 2010, do IBGE, e do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde.

Em relação ao perfil dos adolescentes com maior vulnerabilidade, o estudo revela que a possibilidade de jovens negros serem assassinados é 2,96 vezes maior do que os brancos. Além disso, os adolescentes do sexo masculino apresentam um risco 11,92 vezes superior ao das meninas, sendo a arma de fogo o principal meio utilizado no assassinato de jovens brasileiros.

Leia a íntegra da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário