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segunda-feira, 16 de março de 2015

Audiência pública debateu avaliação na formação dos profissionais de saúde no Brasil

por Caroline Rocha Cunha


Na última terça-feira (10), o diretor de Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros, participou de uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com o apoio do Fórum dos Conselhos de Atividade Fim da Saúde (FCAS), para debater os processos de avaliação da formação dos profissionais de saúde no Brasil.

O principal ponto debatido foi à proposta da implantação do “teste de progresso”, que consiste na avaliação durante o processo de formação (na graduação) em todas as profissões da saúde. “Com isso vamos conseguir avaliar toda a formação dos graduandos da área da saúde, acompanhar a evolução do processo formativo e os conhecimentos adquiridos, principalmente nas áreas básicas e clínica”, esclarece Medeiros.

Para o diretor, o debate com os conselhos de classe, parlamentares e sociedade organizada possibilitou esclarecer dúvidas sobre a avaliação progressiva, que já acontece para a medicina, e a perspectiva de ampliação do exame para as demais profissões da Saúde. “Boa parte destas discussões que estão surgindo em torno das avaliações é proveniente das pactuações sobre o programa Mais Médicos para o Brasil”, afirma o diretor. Também foram debatidas as razões de o Ministério da Educação ter inserido o modelo nas Diretrizes Curriculares Nacionais e experiência em avaliação da Associação Brasileira de Educação Médica.

O teste de progresso já vem sendo discutido pelo Fórum dos Conselhos de Atividade Fim da Saúde (FCAS) desde o início de 2013, com a organização do Grupo de Trabalho formado por representantes de diversos conselhos profissionais. A audiência que aconteceu no dia 10 integra um conjunto de agendas e debates fomentados pelo grupo.

O Fórum dos Conselhos e Atividades Fins da Saúde (FCAFS) reúne os Conselhos de Odontologia (CROSP), Farmácia (CRF-SP), Medicina (Cremesp), Biologia (CRBio-1), Biomedicina (CRBM-1), Educação Física (CREF4-SP), Enfermagem (Coren-SP), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-3), Fonoaudiologia (CRFa-2), Medicina Veterinária (CRMV-SP), Nutrição (CRN-3), Psicologia (CRP-SP) e Serviço Social (CRESS-SP).

Além do diretor do Departamento de Gestão da Educação do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros, participaram da audiência o Dr. Ericson Leão Bezerra, pelo Conselho Federal de Odontologia, a Dra. Maria Ângela Fávaro, pela Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas e a Associação Paulista de Cirurgiãs-Dentistas, a Dra. Stela Pedreira, pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), a Dra. Maria Lucia Zarvos Varellis, do Fórum dos Conselhos, a professora e doutora Angélica Zeferino, da Associação Brasileira de Educação Médica, e a Dra. Elisabete Mangia, da Federação Nacional de Ensino dos Professores de Saúde. Os deputados João Paulo Rillo e Carlos Neder abriram a audiência.

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