Páginas

sábado, 21 de março de 2015

Genocídio do povo negro é denunciado na Organização dos Estados Americanos (OEA)


no Justiça Global Brasil


A cada duas horas, sete jovens negros são assassinados no Brasil. Na região nordeste, os jovens negros têm cinco vezes mais chances de serem assassinados que jovens brancos, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A Bahia é hoje o 5º estado com maior taxa de homicídios no país. O quadro de genocídio do povo negro será denunciado em audiência na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), nesta sexta-feira, dia 20/03, às 10h, em Washington.

Para Hamilton Borges, da Campanha Reaja e do movimento Quilombo Xis, “essa é a segunda fase da luta internacional contra o racismo e o genocídio, iniciada na Marcha Contra o Genocídio do Povo Negro em 2014”. É evidente o racismo institucional nas ações do Estado da Bahia. O sistema de segurança pública baiano baseia-se na política de genocídio do povo negro. Segundo o 8º Anuário do Fórum de Segurança Pública, é o Estado com maior número de mortos: 5.440. A polícia baiana ainda usa um “Baralho do Crime” para perseguir jovens negros pobres. Esse instrumento foi inspirado no baralho de cartas criado pelos EUA durante a Guerra no Iraque com rostos de governantes iraquianos.

A atuação da polícia, de grupos de extermínio, a ausência de investigações e de responsabilização pelos homicídios agravam o cenário. Na audiência serão apresentados diversos casos de violação à vida do povo negro, como a Chacina do Cabula, promovida por policiais militares, que vitimou 12 jovens, três com menos de 18 anos. Outra arbitrariedade levada à CIDH envolvendo PM’s será o assassinato de uma ativista do Movimento Sem Teto da Bahia, que denunciou policiais por torturar seus dois filhos adolescentes. Uma semana após o depoimento na Corregedoria da PM, a casa da família foi invadida. Ela, um dos seus filhos de 19 anos e seu marido de 28 foram mortos a tiros.

A ação deliberada de grupos de extermínio, muitas vezes composto por policiais militares, também vitimiza a juventude negra baiana. Em 2013, o menino Jackson Antonio, de apenas 15 anos, foi espancado, recebeu um tiro de espingarda calibre 12, foi decapitado e enterrado num cemitério clandestino. Casos assassinatos, assim como de desaparecimento forçado e violações no sistema socioeducativo no Brasil inteiro também serão pautados na audiência.

Além da Campanha Reaja e Quilombo Xis participarão da reunião a Justiça Global e a Anced/Seção DCI – Associação Nacional dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário