Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Abrasco: dossiê reúne dados sobre agrotóxicos e saúde


O Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos, publicado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em 2012, ganhou nova edição publicada nesta terça-feira, 28. Segundo o relatório, desde 2008 o Brasil ocupa o lugar de maior consumidor de agrotóxicos do mundo, um terço dos alimentos consumidos cotidianamente pelos brasileiros está contaminado por agrotóxicos e de 2000 a 2012 teria crescido 288% o uso de agrotóxicos no país. Tais questões justificam a preocupação pelos efeitos causados pelos agrotóxicos na saúde.

O trabalho em questão reúne informações de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais que revelam correlação entre uso de agrotóxicos e problemas de saúde, e mostram que quase toda a população está exposta a esse risco: trabalhadores das fábricas de agrotóxicos, da agricultura, da saúde pública e de outros setores; população do entorno das fábricas e das áreas agrícolas e consumidores de alimentos contaminados.

O estudo propõe 10 ações para o enfrentamento da questão do agrotóxico como um problema de saúde pública, aqui resumidas: 

1. Priorizar a implantação de uma Política Nacional de Agroecologia em detrimento do financiamento público do agronegócio. 
2. Impulsionar debates internacionais e o enfrentamento da concentração e oligopolização do sistema alimentar mundial. 
3. Fomentar e apoiar a produção de conhecimentos e a formação técnica/científica sobre a questão dos agrotóxicos. 
4. Banir os agrotóxicos já proibidos em outros países e que apresentam graves riscos à saúde humana e ao ambiente, prosseguindo para a reconversão tecnológica a uma agricultura livre de agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes químicos. 
5. Rever os parâmetros de potabilidade da água definidos pelo Ministério da Saúde. 
6. Proibir a pulverização aérea de agrotóxicos. 
7. Suspender as isenções de impostos e contribuições concedidas aos agrotóxicos. 
8. Fortalecer e ampliar as políticas de aquisição de alimentos sem agrotóxicos. 
9. Fortalecer e ampliar o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Anvisa. 
10. Considerar para o registro e reavaliação de agrotóxicos evidências epidemiológicas; evidências de efeitos crônicos, incluindo baixas concentrações e a multiexposição; sinais e sintomas clínicos em populações expostas; evidências anatomopatológicas e indicadores preditivos.

O Dossiê visa alertar as autoridades e a sociedade em geral para a necessidade de políticas que protejam e promovam a saúde humana e os ecossistemas, garantindo a sustentabilidade e a segurança alimentar e aliando o conhecimento científico ao popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário