Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Nota Pública da Direção Estadual do SindSaúde-PR

A direção estadual do SindSaúde repudia a atitude do governador Carlos Alberto Richa, a do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, e a do secretário de Segurança, Fernando Francischini, em, deliberadamente, transformar uma praça pública em palco de brutal violência no dia 29 de abril de 2015.

Os servidores estaduais da saúde, assim como das demais categorias, estavam apenas exercendo o direito à livre manifestação. Desde o começo da semana, fomos tratados como bandidos, pelo forte cerco policial como também através de decisões liminares que nos impediam de entrar na Assembleia Legislativa do Paraná - Alep.

Durante horas e horas, os trabalhadores do serviço público do Paraná foram atacados por violência desmedida. Esses servidores se transformaram em alvo de bombas de efeito moral, de gás lacrimogêneo, de tiros de borracha, entre outras agressões. Os policiais fizeram um cerco que, inclusive, impediam o afastamento dos trabalhadores do local. Atiraram de vários pontos, até mesmo do prédio do Palácio Iguaçu, do prédio em reforma do Tribunal de Justiça e de um helicóptero. Manifestantes feridos, desmaiados continuaram alvo da agressão e da insanidade de quem deu a ordem. Sequer retirar os trabalhadores feridos era permitido.

O uso de força abusiva e desproporcional demonstra que a retirada de recursos da previdência dos servidores é mais importante do que as vidas humanas que prestam o serviço à população. E enquanto essas vidas eram duramente atacadas, 30 deputados e deputadas votavam a favor do projeto que beneficia apenas a má gestão financeira deste governo.

Não foi uma violência contra os funcionários públicos, foi um ataque à sociedade, à democracia.

Beto Richa, Francischini e Traiano, lideres da operação de sangue, violentaram a democracia e a sociedade.

Nosso repúdio, portanto, é direcionado àquelas autoridades que abusam do poder que têm, que violam direitos humanos e que desrespeitam aqueles que sustentam a estrutura pública.

Não podemos deixar impune esse ato de vandalismo do governador e seus asseclas. 

Direção Estadual do SindSaúde - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário