Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

O governo do Paraná ensina uma lição: professor também sangra

por Leonardo Sakamoto em seu blog


Ao serem responsáveis pelo cacete nos professores e servidores públicos do Paraná que protestavam contra uma votação na Assembleia Legislativa de um projeto que deve reduzir direitos, o governo Beto Richa e sua base aliada deram, nesta quarta (29), uma aula pública.

No dicionário Houaiss, o significado da palavra “ignomínia'' é:

1) Grande desonra infligida por um julgamento público, degradação social;

2) Caráter daquilo que degrada, que humilha, que desonra, que envergonha;

O poder público estadual paranaense mostrou que a palavra pode ter outros significados:

3) Tratar profissionais de educação não com respeito e diálogo, mas com bala de borracha e gás lacrimogênio até dezenas deles sangrarem e desmaiarem no asfalto;

4) Proibir o acesso dos manifestantes à Casa do Povo. Não faz sentido falar em “invasão'' porque a Assembleia, pelo menos em tese, já pertence ao povo do Paraná e não a deputados estaduais;

5) Ouvir da polícia que ela está só cumprindo ordens ao descer a taquara nos manifestantes e na imprensa. Um grupo de, ao menos, 17 policiais discordou disso, negando-se a cercar a população e foram presos;

6) Agir como se a função do professor na construção do futuro fosse um mero detalhe.

Em fevereiro, milhares de professores e servidores públicos haviam sitiado a Assembleia Legislativa do Paraná em um protesto contra o “pacotão de austeridade'' que quer mexer com direitos trabalhistas e previdenciários. O governo Beto Richa tentou emplacar uma votação “expressa'' sem passar pelos debates de sempre. Isso enfureceu os manifestantes, que também ocuparam o prédio. Para se ter uma ideia aonde chegou a situação, um grupo de deputados só conseguiu entrar contrabandeado em um camburão da polícia. Por fim, o governo anunciou a retirada das propostas para “reexame'' e a fim de “garantir a integridade física dos parlamentares''.

Nesta quarta, o pacote foi colocado novamente em votação, protegido por decisões judiciais, escudos e cacetetes. Os manifestantes tentaram entrar para acompanhar e foram reprimidos pela polícia.

Os “ajustes'' paranaenses têm sido monitorados com atenção por outros governos municipais, estaduais e federal, que planejam o mesmo. Se der certo por lá, ueba!

Em tempo: De acordo com o governador, “ignomínia'' também pode ser sinônimo de “fracassamos retumbantemente com a educação''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário