Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Paraná, um estado de exceção: Entidades preparam ato público no dia 3 de maio em defesa da Liberdade de Imprensa

via Sindjor PR

Entidades preparam ato público no dia 3 de maio em defesa da Liberdade de Imprensa Reunião Ampliada no Sindijor (22/04) - foto: Glauco Túlio
Durante reunião ampliada, os participantes decidiram que é hora de mobilização. No dia 3 de maio (Dia da Liberdade de Imprensa), os trabalhadores se reunirão na Feira do Largo da Ordem, às 10 horas. Outro ato acontece no dia 1º de maio (Dia do Trabalhador), junto às centrais sindicais, onde será levada a pauta em defesa da Liberdade de Imprensa. Também foi criado Comitê Regional de Proteção ao Jornalista que irá coordenar as próximas ações

Na noite do dia 22 de abril, com a sede do Sindicato lotada, a ‘Reunião Ampliada Contra Ameaças aos Jornalistas Paranaenses’ reuniu profissionais de vários veículos de comunicação, políticos, sindicatos, estudantes, secundaristas e entidades de classe. O objetivo: dar um basta na mordaça que jornalistas vêm sofrendo em várias regiões do estado e cobrar, principalmente do governo do Paraná, resposta à sociedade sobre a ameaça de morte sofrida pelo jornalista da RPC TV, James Alberti.

Ficou definido pelos participantes a criação de um Comitê Regional de Proteção ao Jornalista. O grupo irá coordenar as próximas ações, os membros que compõe este grupo são jornalistas, políticos, organizações não governamentais e entidades que defendem os direitos humanos. Também será realizada uma campanha permanente em defesa da liberdade de imprensa pelo estado, ao lado das subseções do Sindijor, e audiência com Beto Richa – governador do estado.

Início: Na manhã do dia 23 de abril, na Gazeta do Povo, a diretoria do Sindijor se reuniu com os representantes do GRPCOM, que comanda a RPC TV, para dar andamento ao processo de defesa e segurança do trabalhador James Alberti. Leia matéria aqui (entenda o caso nos links 1 e 2). Além da audiência com o comando maior do estado, o Sindicato irá formalizar reunião com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) e Ministério Público (PR).

Além do Paraná


Outra necessidade apontada pelos participantes está ligada ao fato de que a investigação do ‘caso James’ parece não ser prioridade para o governo Richa. Segundo os profissionais que participaram da reunião, é preciso pressionar a entidade maior do Paraná, assim como entidades patronais, como a ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Na esfera federal, será encaminhada a questão ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário