Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Relator do caso Justus (Missionário Ricardo Arruda) tem condenação na Justiça Federal

no Blog Caixa Zero



Escolhido como relator do caso do deputado Nelson Justus (DEM) na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, o deputado Missionário Ricardo Arruda (PSC) já teve condenação judicial por irregularidades na gestão de um banco. Arruda foi diretor do Banco Metropolitano entre 1991 e 1995.

Arruda, que também é corregedor da Assembleia, foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, de São Paulo, em outubro de 2002. No entanto, a pena de reclusão sugerida pela relatora à época, a desembargadora federal Sylvia Steiner, de dois anos de reclusão, já havia prescrito.

O caso que levou à condenação ocorreu no início dos anos 90, quando o Banco de Crédito Metropolitano teria concedido empréstimos e adiantamentos a pessoas que, por lei, não poderiam recebê-los. A legislação bancária brasileira impede que diretores do banco, seus parentes e empresas geridas por eles recebam empréstimos.

Na época, os réus recorreram dizendo que a denúncia não relatava os fatos, não conseguia comprovar os empréstimos e que os valores envolvidos eram insignificantes. Não convenceram os desembargadores do TRF.

O caso de Nelson Justus, que está nas mãos de Arruda, envolve a contratação de centenas de pessoas para o gabinete da presidência da Assembleia Legislativa durante o período em que ele comandou a Casa. O limite de contratações foi ultrapassado em dez vezes.

Arruda, depois de ser escolhido como relator, já deu a entender que provavelmente votará pela absolvição do colega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário