Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Secretário de Saúde de Limeira-SP é afastado acusado de omissão no combate à Dengue

via Correio da Saúde do CAOP-Saúde MP-PR

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Promotoria de Proteção à Saúde Pública de Limeira, ajuizou Ação Civil Pública em face do Município, Prefeito e Secretário de Saúde, em razão de graves omissões verificadas nas ações de combate à epidemia de dengue na cidade.

Segundo consta, de acordo com os últimos levantamentos da vigilância epidemiológica, Limeira contabilizou 5.182 pacientes infectados, que acarretaram ao menos duas mortes.

Na demanda, o Ministério Público pediu maior rigor na elaboração de medidas para diminuir os criadouros do mosquito aedes aegypti, intensificação das ações de nebulização, além de divulgação de cronograma com a programação de combate à doença, tudo na forma do Plano de Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Endemias de Dengue.

A ação do MP incluiu, ainda, pedido de afastamento do secretário municipal de saúde, que foi decretado, conforme matéria jornalística.

Recorde-se que o nosso Estado também sofre com a dengue. Não por outro motivo, o assunto envolve atuação prioritária do CAO de Proteção à Saúde, que mantém projeto permanente de acompanhamento e assistência aos Colegas. Há tópico específico na página do CAO Saúde, com material de apoio, que pode ser amplamente utilizado pelos Promotores de Justiça com atribuições na matéria. [acesse aqui].

Leia aqui a Petição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário