Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Consórcio Brasileiro de Acreditação oferece Cursos para profissionais de Saúde


O Consórcio Brasileiro de Acreditação, instituição promotora da qualidade e segurança em saúde, e que representa com exclusividade no Brasil a Joint Commission International (JCI), está oferecendo cinco cursos voltados a profissionais que atuam na área da Saúde, nos meses de maio e junho: Gestão e Planejamento em Saúde, Implantação do Núcleo de Segurança do PacientePlanejamento e Gestão de ProjetosPlanejamento do Cuidado e, Gestão de Custos.

O curso Gestão e Planejamento em Saúde acontece de 27 a 30 de maio. Com carga horária de 32 horas/aula, tem por objetivo proporcionar ao participante (profissional da área de saúde) conhecimentos teórico e prático dos principais conceitos de gestão, estrutura organizacional, liderança e processo de planejamento estratégico empresarial, apresentando técnicas e demonstrando a utilização das ferramentas de planejamento e gestão estratégica.


Para aqueles hospitais que estão encontrando dificuldade em cumprir a Resolução Normativa 36 (RDC 36) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atender ao Programa Nacional de Segurança do Paciente, o CBA promove o curso Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, nos dias 1 e 2 de junho. Com carga horária de 16 horas/aula, o conteúdo contempla o plano da qualidade, a gestão de risco e a segurança do paciente, além de questões práticas exigidas pela resolução, além de focar as seis metas internacionais de segurança do paciente, preconizadas da Organização Mundial da Saúde e pela JCI e que estão traduzidas nos seis Protocolos de Segurança do Paciente, publicados nas portarias 1377/2013 e 2095/2013.

Também com 16 horas/aula, o curso Planejamento e Gestão de Projetos é direcionado para gestores e profissionais que atuam na área técnica-administrativa e com desenvolvimento, implantação e controle de projetos, buscando alcançar resultados positivos. Para tal, o curso enfocará a capacitação dos participantes na adoção de uma metodologia simples, rápida e consistente para o planejamento, a implantação, o monitoramento, a avaliação, o controle, o gerenciamento e o encerramento de um projeto, embasada no que preconiza o Project Management Institute (PMI). O curso está previsto para os dias 12 e 13 de junho.

Já nos dias 19 e 20 de junho, acontece o curso Planejamento do Cuidado. Voltado para médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde que prestam assistência ao paciente, o CBA tem como proposta, em 16h/aula, capacitar tais profissionais para a estruturação do plano de cuidado ao paciente com a definição de metas esperadas, considerando as reavaliações e os ajustes necessários no plano, através da sistematização do registro em prontuário, visando à efetividade e o estabelecimento do cuidado integral e de forma integrada.

Gerir custos em saúde é uma das tarefas que vem preocupando diretores, administradores e as lideranças intermediárias das instituições de saúde. Ao ofertar essa capacitação de 16h/aula, o CBA busca que, ao final do curso, os participantes dominem os conceitos básicos, as características, os métodos e as técnicas sobre os temas apresentados e debatidos e estejam aptos a entender a contribuição e a importância da metodologia para a gestão e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas instituições de saúde.

Todos os cursos serão ministrados na sede do CBA, que fica na R. São Bento, 13, 4º andar, no Centro, Rio de Janeiro. Mais informações e inscrições no site do CBA (www.cbacred.org.br) ou pelo telefone (21)3299-8202 ou ainda pelo email eventos@cbacred.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário