Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Cuidado em liberdade é tema de seminários em Curitiba

via Marcelo Kimati


De 18 a 20 de maio, como parte das comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, Curitiba sedia o evento “Cuidado em Liberdade”. Serão três ações paralelas, a 1ª Jornada de Saúde Mental UFPR, o 2º Seminário Municipal de Saúde Mental e o 3º Seminário Propulsão, Universidade Federal do Paraná (UFPR), que buscam ser espaços para produzir e promover conhecimentos para articulações de rede e fortalecimento de resistências em defesa das manifestações do cuidado em liberdade.

O evento é promovido pelo Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Rede Marista de Solidariedade e UFPR e conta com o apoio da Secretaria Nacional de Política de Drogas do Ministério da Saúde e, entre os participantes, estará o representante da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) Francisco Cordeiro.

Dentro do 2º Seminário Municipal de Saúde Mental, serão desenvolvidas ações acadêmicas na área de saúde mental, uma demanda de discussão dos avanços do funcionamento da rede de saúde mental de Curitiba e um aprofundamento no debate das políticas de cuidado a usuários de álcool e drogas no município.

“O evento é ainda uma continuidade do primeiro Seminário de Saúde Mental de Curitiba, realizado em 2013. Na ocasião, o serviço oferecido pela rede pública passava por um processo de mudanças estruturais, com redefinição do papel dos serviços de saúde mental e reorganização do modelo de gestão. O momento atual é bastante diferente, houve um avanço em várias áreas e é hora de fazermos uma avaliação disso tudo”, disse o diretor do Departamento de Saúde Mental da SMS, Marcelo Kimati.

Segundo o psicólogo Altieres Edemar Frei, atual diretor do Centro Social Marista Propulsão, o evento é fruto de uma relevante articulação entre o Propulsão, Secretaria de Saúde de Curitiba e UFPR. “É um espaço que representa o fortalecimento das redes de trabalhadores, estudantes e instituições na defesa de direitos conquistados a partir da luta antimanicomial. Além da desconstrução dos estigmas envolvendo usuários de álcool e outras drogas e ao posicionamento contrário a redução da maioridade penal”.

A abertura do seminário será no campus Jardim Botânico da UFPR e contará com a participação de Silvio Yasui, da Universidade Estadual Paulista – UNESP -Campus de Assis e Marcelo Kimati Dias, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, que falarão sobre os desafios da reforma psiquiátrica.

“O evento propõe diferentes mesas que se debruçam sobre a análise crítica e propositiva das atuais políticas públicas, apresentando experiências exitosas e questionamentos sobre diferentes temáticas”, explica Luís Ferro, professor da UFPR e um dos organizadores do seminário.

Durante os três dias serão debatidos assuntos como os desafios e estratégias para a prática e cuidados a populações vulneráveis, saúde mental e judicialização, economia solidária e transtornos de aprendizagem e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) como desafios da saúde mental infanto-juvenil. Haverá também oficinas de economia solidaria e geração de renda, centros de convivência criatividade e inclusão social, redução de danos e os desafios e estratégias para prática junto às crianças e adolescentes, entre outras.

Os Seminários acontecerão nos auditórios Gralha Azul e Maurício Bissoli, do Bloco Didático II e Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site

As vagas são gratuitas e limitadas.



Cuidado em Liberdade

1ª Jornada de Saúde Mental UFPR, 2º Seminário Municipal de Saúde Mental e o 3º Seminário Propulsão


Data :18 a 20 de maio de 2015

Horário: 14 horas

Local: Universidade Federal do Paraná – Campus Botânico- Av. Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico. Nos auditórios: Gralha Azul e Maurício Bissoli, do Bloco Didático II e Setor de Ciências da Saúde.

Informações e inscrições: www.propulsao.org.br/producao-de-conhecimento.


PROGRAMAÇÃO


18 DE MAIO | 19h às 22h | Auditório Gralha Azul

MESA 1 | DESAFIOS DA REFORMA | ABERTURA

Convidados: Silvio Yasui (UNESP) e Marcelo Kimati Dias (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba)


19 DE MAIO | 13h30 às 17h | Auditório Gralha Azul

MESA 2 | REDUÇÃO DE DANOS: desafios e estratégias para a prática e cuidados a populações vulneráveis.

Convidados: Marcelo Melissoupoulos (Projeto Quixote-SP), Lucas de Souza (Projeto Quixote-SP) e Bruno Logan (Centro de Convivência É de lei-SP)


19 DE MAIO | 13h30 às 17h | Auditório Maurício Bissoli

MESA 3 | SAÚDE MENTAL E JUDICIALIZAÇÃO

Convidados: Carmen Regina Ribeiro (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba), Angela Mendonça (FAS), Dra. Laís Letchacovski (MP-PR) e Dra. Andreia Cristina Bagatin (MP-PR)


20 DE MAIO | 13h às 15h15 | Auditório Gralha Azul

MESA 4 | ECONOMIA SOLIDÁRIA E CECOS: possibilidade de convivência e geração de trabalho e renda

Convidados: Leonardo Penafiel Pinho (Unisol/ABRASME) e Sabrina Helena Ferigatto (UFSCAR).


20 DE MAIO | 13h às 15h30 | Auditório Maurício Bissoli

MESA 5 | TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E TDAH COMO DESAFIOS DA SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL

Convidados: Gisele Minikoski (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba), Mirian Biasão (FEAES) e Ana Paula Ruiz (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba).


20 DE MAIO | 15h30 às 18h | Auditório Gralha Azul

MESA 6 | A REFORMA DA REFORMA | ENCERRAMENTO

Convidados: Marcelo Kimati Dias (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba), Marcia Fruet (FAS), Adriano Massuda (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba) e Francisco Cordeiro (Organização Panamericana de Saúde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário