Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2015

[Delícias da Terceirização] PF desarticula grupo suspeito usar Oscips para desviar R$ 70 mi no PR

Policiais federais e servidores da CGU cumprem mandados em Curitiba, Piraquara, Campina Grande do Sul, Marechal Cândido Rondon e Francisco Alves

na Gazeta do Povo


A Polícia Federal do Paraná deflagrou na manhã desta terça-feira (12) uma operação para desarticular um grupo que teria desviado R$ 70 milhões de recursos públicos através de contratos entre prefeituras paranaenses e Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). A operação – batizada “Fidúcia” – é conduzida em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU).

A operação conta com a participação de 70 policiais federais e 6 servidores da CGU, que estão dando cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de condução coercitiva e três mandados de prisão temporária em Curitiba, Piraquara, Campina Grande do Sul, Marechal Cândido Rondon e Francisco Alves.

As investigações tiveram início em 2011. Mas os desvios teriam começado a partir de termos de parcerias firmados entre municípios e as Oscips desde 2005, em especial para atuação em programas na área de saúde. A PF convocou uma coletiva de imprensa às 10 horas, em Curitiba, para dar mais detalhes sobre o caso.

Os recursos públicos recebidos, segundo a PF, eram desviados através da não comprovação de aplicação de taxa de administração, da prestação irregular de contas, de pagamentos irregulares a empresas de dirigentes das Oscips, de pagamentos efetuados para empresas de “fachada” e de saques de altos valores em espécie. Também foram colhidos indícios de fraude em processo de licitação.

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de associação criminosa, peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e delitos previstos na Lei de Licitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário