Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2015

ALEP rejeita votação de 8,17% e aprova 3,45% de reposição salarial


via Tadeu Veneri


O Plenário da Assembleia Legislativa rejeitou, por 27 votos contra 20, o recurso da bancada de oposição e enterrou a proposta de recomposição salarial de 8,17% para o funcionalismo público estadual. Por vinte e nove votos a dezenove, a Assembleia Legislativa acabou aprovando a reposição de 3,45% em outubro para os servidores públicos estaduais. A proposta do governo deixa para 2016 o zeramento das perdas. 

Além da recomposição imediata de 8,17%, a ser paga na folha de junho retroativo a maio, a oposição propôs o reajuste sobre gratificações e outras vantagens e a aplicação do aumento para os trabalhadores da Paraná Educação e das Apaes.. O texto governista exclui pagamento sobre gratificações e não prevê reajuste aos funcionários da Paraná Educação e Apaes.

Da tribuna, a oposição ressaltou que o reajuste é um direito constitucional dos trabalhadores e que o governo possui disponibilidade orçamentária e financeira para aplicar a recomposição. O líder da bancada de oposição, deputado estadual Tadeu Veneri (PT), destacou a luta dos trabalhadores de todas as áreas do serviço público estadual. 

“Não foi fácil chegar até aqui. Se dependesse de uma parte da Assembleia, o projeto da previdência teria sido aprovado da forma original como o governo mandou, esvaziando o caixa do fundo. Foi votado da forma como está hoje porque os servidores resistiram. Desde o dia 29, vivemos uma das piores fases da história do Paraná. Todos vocês, sem exceção, são vencedores. Nós fomos derrotados no projeto dos 8,17%. Mas não seremos derrotados na resistência histórica dos trabalhadores. Se dependesse do governo, tinha acabado no dia 12 de fevereiro. Se dependesse de algumas pessoas do governo, o reajuste seria zero. E só não é assim porque os trabalhadores resistiram”, afirmou. 
 
Clique para ver folha 1 da votação do recurso da emenda
Clique para ver folha 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário