Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Bancada dos patrões quer legalizar o trabalho infantil: A PEC 18/11 É A PRÓXIMA PAUTA CONSERVADORA DA CÂMARA


por Jorge Solla (deputado federal PT-BA)


Ao permitir que jovens de apenas 14 anos de idade sejam contratados como trabalhadores de carteira assinada, projeto desrespeita acordos internacionais que o Brasil é signatário que tratam de trabalho infantil. Vai além: aumentará ainda mais a desigualdade social em nosso país.

Enquanto o filho do quem tem condições terá tempo para estudar e viver a adolescência, os filhos das famílias pobres serão pressionados a trocar os livros por empregos de péssima qualidade por salários baixíssimos. Longe das escolas ou com menos tempo para estudar, é fato que este jovem jamais terá a condição se crescer na vida como o filho do jovem rico.

O Bolsa Família é o sucesso que é porque age no sentido contrário: tenta prover as famílias com o mínimo de dignidade para evitar que seus filhos saiam da escola para trabalhar. É assim que conseguimos incluir milhões de brasileiros na última década. Com bolsa família, com cotas, com Prouni, com a expansão das universidades públicas e ensino técnico. Temos de aprofundar esta política e este projeto faz o contrário, tira a caneta da mão do adolescente e entrega a enxada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário