Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Auditores e Órgãos de Controle debatem papel do SNA para qualificar gestão do SUS

na página do SNA

Evento discutiu a importância da auditoria como instrumento indutor da melhoria da administração pública

Centenas de auditores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país e representantes de órgãos de controle participaram nesta quarta-feira (5), no auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília (DF), da mesa de debate sobre ‘O papel do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) para o SUS’. Além de estimular a implantação de componentes municipais de auditoria em todo o Brasil, o evento discutiu as missões do SNA e o modo como ele pode contribuir ainda mais para o aperfeiçoamento da gestão pública de saúde. 

“Esta semana, temos dado passos importantes para o fortalecimento do SNA, que servirão como base para passos MAIS largos que daremos adiante. Definimos diretrizes de ações integradas pelo SNA, como o planejamento de ações de auditoria para 2016 nos dispositivos médicos implantáveis, que foi inclusive, objeto da CPI, na Câmara Federal; os contratos entre gestões e prestadores de serviços; e atenção básica”, exemplificou o diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), Vladyson Viana. 

O ex-diretor do Denasus e atualmente consultor em Saúde, Luís Carlos Bolzan, foi palestrante da mesa e destacou a importância da atuação dos auditores do SUS na prevenção e combate à corrupção, além do incremento na transparência na gestão. “O papel do SNA é contribuir para a qualificação da gestão do SUS, para qualificar o controle social e qualificar a garantia à ampliação do acesso com qualidade para os cidadãos. Vocês podem fazer isso com a expertise que detém”, disse. 

Para o diretor de Auditoria da Área Social da Controladora-Geral da União (CGU), Victor Godoy Veiga, a construção universal do SUS traz um enorme desafio. "O tamanho do SUS reflete-se na dificuldade que é estruturar um sistema de fiscalização eficiente que dê conta de olhar a aplicação de recursos lá na ponta, de olhar estrategicamente”, disse. 

O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União e vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público de contas (Ampcon), Júlio Marcelo de Oliveira, também abordou a importância da auditoria como instrumento indutor da melhoria da administração pública. 

“Não existe uma administração efetiva, seja na esfera privada, seja na esfera pública, que possa prescindir da função controle que seja executada em nível de excelência. É na função controle que vamos detectar e coibir o desperdício, o gasto de má qualidade e o desvio de recurso, a corrupção. A auditoria dentro do SUS é um pilar de sustentação e de melhoria contínua desse Sistema”, frisou Júlio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário