Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

[Graças aos cubanos] Serra Leoa inicia contagem regressiva para ser declarada livre do ebola, diz OMS

Adama Sankoh, o último caso de ebola em Serra Leoa, até agora, recebeu alta da unidade de tratamento de Makheni, em 24 de agosto de 2015. Foto: OMS / M. Harris



Para ser declarada livre da transmissão do vírus, o país tem que ficar 42 dias sem nenhum caso de ebola; a contagem regressiva foi iniciada na terça-feira (25).
Serra Leoa começou nesta terça-feira (25) sua contagem regressiva para ser declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) livre da transmissão do vírus ebola. O presidente do país descreveu a liberação do último paciente tratado para a doença em um centro de tratamento como “o começo do fim do ebola”.
“Pela primeira vez em mais de um ano, não há pessoas que sendo tratadas do vírus ebola e não há casos confirmados de ebola no país”, a OMS relatou, mas observou que o presidente Ernest Bai Koroma lembrou à nação que a transmissão do vírus não seria considerada encerrada em Serra Leoa “até que a OMS declarasse que passaram 42 dias sem nenhuma reincidência”. A contagem regressiva de 42 dias foi iniciada na terça-feira.
Em sua última atualização sobre o ebola divulgada nesta quarta-feira (26), a agência de saúde da ONU relatou três casos confirmados na semana de 23 de agosto, todos da Guiné.
Comentário:

Só para lembrar, Serra Leoa é aquele país africano que - no começo da epidemia -contava com 622 mortos por Ebola e apenas 136 médicos para atender ao surto.

Serra Leoa tem uma população de 6 milhões de pessoas, mas apenas 136 médicos, 1.017 enfermeiros e parteiras e 114 farmacêuticos, de acordo com o site do Serviço de Informações sobre Saúde e Desenvolvimento Humano e Social da África. (veja matéria completa no site da BBC)

Daí o país "importou" um 62 médicos e 103 enfermeiros que chegou lá depois de passar por um treinamento em um hospital especializado em doenças tropicais em Havana.

Um comentário: