Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Publicações de saúde do CBA completam cinco anos e lançam novas edições

Duas publicações voltadas para o setor de saúde, editadas pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), estão completando cinco anos de existência: aRevista Acreditação em Saúde e a Revista Acreditação (ACRED), ambas focadas em qualidade e segurança do paciente. A primeira aborda a temática a partir decases de sucesso de instituições brasileiras acreditadas pela Joint Commission International (JCI), do qual o CBA é representante exclusivo no Brasil. Já a segunda, é uma publicação científica eletrônica, indexada pelo Capes/MEC, que visa estimular a pesquisa, experimentos e a análise crítica sobre o assunto.

Este número da Revista Acreditação em Saúde traz uma entrevista exclusiva com a superintendente do CBA, Maria Manuela Alves dos Santos, falando sobre o que mudou ao longo de vinte anos de atuação especificamente na área da qualidade e segurança. E uma matéria especial mostrando a importância e as ações para diminuir os eventos sentinela. Sobre o assunto, foram ouvidosRonald Wyatt, diretor médico da Divisão de Qualidade em Saúde da The Joint Commission, o mais antigo órgão de acreditação que define modelo de excelência no atendimento em saúde nos Estados Unidos, a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os médicos Regina Müller e José Valverde Filho, respectivamente, supervisora de Qualidade e coordenador de Acreditação do CBA. Outros assuntos tratados nessa edição são como a governança clínica pode ajudar diminuir os custos das instituições de saúde; como o gerenciamento do corpo clínico impacta na melhoria da qualidade da assistência; telemedicina e outras tecnologias a serviço da melhoria da assistência.

A nova edição da Revista Acreditação (ACRED) publica artigos científicos que discutem maneiras de visualizar e repensar o processo assistencial, buscando melhorias para as ações de cuidado e para a segurança na assistência ao paciente. Nos nove artigos publicados é possível encontrar discussões com os seguintes propósitos: avaliar a carga de trabalho de enfermagem através de um indicador para mensurá-la durante as atividades em UTI de pacientes adultos; avaliar os problemas nutricionais dos pacientes de um hospital, a partir de pesquisa realizada nos parâmetros propostos pelo projeto multicêntrico NUTRIDIA; relatar a implantação de um programa de segurança do paciente em uma unidade ambulatorial; avaliar a implantação de um indicador para mensurar a adesão dos profissionais à verificação da pulseira de identificação do paciente antes da prestação de cuidados de maior risco, em um hospital universitário brasileiro; a importância do registro no prontuário e suas implicações na qualidade assistencial, trazendo uma fundamentação teórica da auditoria; o cuidado específico em oftalmologia; a experiência da implementação da Certificação do Programas de Cuidados Clínicos em um hospital; e a abordagem de um hospital sustentável ambientalmente, apresentando reflexões para a gestão do projeto atendendo aos requisitos da sustentabilidade. A Revista ACRED traz ainda seções complementares, com entrevista com profissional da área, resenha de livro e resumo de dissertação.

Para ler o novo número da Revista Acreditação em Saúde clique em

http://cbacred.org.br/revistas/

A revista científica ACRED está disponível em

http://cbacred.org.br/revista-eletronica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário