Páginas

sábado, 19 de setembro de 2015

25 ANOS DA LEI ORGÂNICA DA SAÚDE

por Jorge Solla

Este aniversário da Lei 8080/90 precisa ser comemorado porque o nosso sistema público de saúde é talvez a maior conquista social que foi garantida em nossa Constituição e hoje está ameaçado. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos neste período, construímos um sistema que consegue comportar por exemplo o maior sistema de vacinação gratuita do mundo e o maior sistema de transplantes do mundo.

Tudo isso com menos de um dólar por habitante/dia. Enquanto no Reino Unido são investidos 3 mil dólares per capita/ano e na Argentina são 1,2 mil dólares per capita/ano, aqui são apenas 334 dólares, com a obrigação e cobrança para que entregue serviço da melhor qualidade.

O fim da isenção do Imposto de Renda para o lucro dos milionários, a Taxação das Grandes Fortunas são medidas que no mínimo igualariam o sistema tributário brasileiro ao que é praticado no mundo desenvolvido e nos daria condições de melhorar e ampliar o nosso SUS. Infelizmente, o que estão tentando no Congresso é pôr fim ao nosso SUS universal e gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário