Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

"Com déficit de 5,8 bilhões no orçamento, Ministério da Saúde não conseguirá honrar pagamentos"

CONASEMS ENTREGA MANIFESTO PARA PRESIDÊNCIA E PARA RELATOR DO ORÇAMENTO DE 2016

no Portal do Conasems


Nesta terça-feira (29), as entidades Conasems, Conass, CNS e Abrasco, se reuniram com Miguel Rossetto, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, para discutir sobre o orçamento da saúde. Na sequência, o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, seguiu para reunião com o deputado Ricardo Barros, relator do Projeto de Lei do orçamento para 2016

Nas duas ocasiões, foi entregue o “Manifesto em defesa do SUS”, elaborado pelo Conasems. De acordo com Mauro, a saúde vai enfrentar gravíssimos problemas ainda para novembro deste ano. “É o caos na gestão municipal. Com o déficit de 5,8 bilhões no orçamento, é previsto que o Ministério não conseguirá honrar com os pagamentos”, pontou.

O Secretário Executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, concordou com Mauro, e afirmou que as preocupações são as mesmas “Os estados e os municípios se preocupam com os recursos que, claramente, não vão chegar”, acrescentou. Luis Eugenio, da Abrasco, enfatizou que não se deveria mexer no orçamento da saúde. “Isso é uma bola de neve, vamos ter hospitais sem medicamentos, sem profissionais. Esses recursos são imprescindíveis para a população”, Eugenio ainda acrescentou que com a troca ministerial, o SUS vai sofrer um desinvestimento. A presidente do CNS, Maria do Socorro, complementou dizendo que é necessário o apoio do governo e convocou o Ministro para participar e dar amplitude para a Atividade CNS dia 7 de outubro, que precede a 15ª Conferencia.

Durante a reunião no Palácio do Planalto, Rosseto parabenizou as entidades pela iniciativa. “Queria cumprimentá-los pela atitude. Esse Sistema de Saúde é um patrimônio estratégico do nosso país. Em nome do governo, afirmo que a Dilma tem compromisso com o SUS”, ressaltou.

Já na Câmara dos Deputados, Barros tomou ciência da situação crítica da falta de recursos para o SUS e sugeriu à entidade uma articulação com o relator setorial da saúde, deputado João Arruda. O Conasems já acionou o parlamentar e agendou reunião para a próxima semana. Ainda na Câmara, durante a audiência pública da Subcomissão Permanente da Saúde, o Conasems entregou o Manifesto para o presidente dessa Subcomissão, deputado federal, Odorico Monteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário