Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Veterinários defendem Saúde Única

por Adriana Santos no blog Saúde do Meio

cachorro-veterinario-consulta-vet
No Dia do Médico Veterinário, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lança uma campanha e um hot site em defesa da Saúde Única. A iniciativa tem como objetivo promover a cooperação e a colaboração entre médicos veterinários, profissionais de saúde e meio ambiente no sentido de garantir a saúde integral e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a humanidade enfrenta desafios que precisam de um olhar integrado na solução de problemas. Um deles é a propagação de doenças infecciosas que surgem a partir da relação entre homens, animais e os ecossistemas onde vivem. O Conselho alerta ainda que as transformações ambientais e demográficas favorecem o aparecimento de novas doenças e a alteração no comportamento epidemiológico de doenças já existentes.

O termo Saúde Única foi criado pelo Dr. Calvin Schwabe, nos anos 60, para traduzir a união entre as saúdes humana, animal e ambiental. Embora o termo seja aparentemente novo, a ideia de Saúde Única é antiga. Desde 1800, os cientistas relatam as semelhanças em processos de doenças entre animais e seres humanos. Mesmo assim a Medicina Humana e a Medicina Animal foram praticamente separadas até o século XX.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) estima que 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais, domésticos ou selvagens. Algumas zoonoses são bem conhecidas como leishmaniose, raiva, leptospirose, dengue, febre amarela.

envolvidas na Saúde Única com o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na saúde pública e de informar as pessoas sobre a importância de se preocupar com a Saúde Única. é comemorado no Brasil, hoje, 9 de setembro.

Dia do Médico Veterinário


O Dia do Médico Veterinário é comemorado no Brasil em 9 de setembro. O país tem atualmente mais de 142 mil médicos veterinários registrados. Deste total mais de 105 mil estão em atuação.

Os médicos veterinários são diretamente responsáveis pela saúde da população, dos animais e do meio ambiente. São eles que inspecionam e avaliam todos os alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, cuidam da saúde e bem-estar dos animais domésticos e selvagens, atuam na manutenção e melhoria da qualidade da saúde pública e ainda desenvolvem estudos e pesquisas científicas em busca de novos produtos, vacinas, tratamentos e erradicação de doenças.

Cães e gatos


O Brasil tem mais de 70 milhões de cães e gatos interagindo diariamente com as famílias. De acordo com o IBGE, mais de 44% dos lares brasileiros possuem pelo menos um cachorro e quase 18% das famílias convivem com gatos em casa.

Pesquisas do IBGE mostram ainda que apenas 75% das famílias vacinaram os animais contra a raiva nos últimos 12 meses. A raiva é uma zoonose, doença transmitida entre os animais e o homem. Leishmaniose, febre amarela, leptospirose, tuberculose, dengue e toxoplasmose são outros exemplos.

2 comentários:

  1. Prezado Dr. Mário, sou professora no curso de Medicina Veterinária, temos um grupo de estudo e estamos montando uma logo desse grupo, vc autoriza utilizarmos esta imagem, de saúde ambiental, animal e humana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imagem foi publicada originalmente no Blog Saude do Meio.

      Excluir