Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Fachin discute com Sociedade de Oncologia liminar sobre fosfoetanolamina


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, aposta no diálogo com a comunidade científica para chegar a uma solução para o imbróglio criado por decisões liminares que determinaram a distribuição da substância fosfoetanolamina para o tratamento do câncer.

Fachin concedeu liminar, no início do mês, para garantir a um paciente a distribuição da substância. E nesta terça-feira o ministro recebeu em seu gabinete o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Gustavo dos Santos Fernandes.

“O juiz de hoje não é apenas um despachante de papel. Nós precisamos dialogar com a comunidade científica em temas controvertidos e multidisciplinares como esse. Todo diálogo é certamente bem vindo, o conhecimento e a experiência para que os protocolos científicos sejam respeitados e ao mesmo tempo a vida humana também seja protegida”, afirmou Fachin.

Gustavo Fernandes afirmou que o uso da substância, antes de todos os testes, não deveria ser feito. “Eu entendo que esse uso não deveria ter sido iniciado. Esse é ponto principal. E que ele não deve ser iniciado em mais ninguém. A manutenção do tratamento experimental fora de protocolo também não é aprovada pela sociedade”, afirmou. “Nós entendemos o posicionamento da justiça e do ministro a respeito disso, mas não é academicamente e nem cientificamente uma atitude habitual”, acrescentou.

Leia também


Nenhum comentário:

Postar um comentário