Páginas

sábado, 10 de outubro de 2015

Pessoas em situação de vulnerabilidade expõem sua perspectiva em fotografias

via PMC



Foi lançado na tarde desta sexta-feira (9) o catálogo que reúne cerca de 70 fotografias tiradas por pessoas em situação de vulnerabilidade que participaram do projeto Re-tratos, que visa a reinserção social a partir do olhar da fotografia. Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, o evento também trouxe rodas de conversa e teve a abertura da mostra "Re-tratos da Rua - A construção do olhar fotográfico de populações invisíveis", que estará aberta para visitação até janeiro de 2016, no Palácio dos Estudantes, em Curitiba.

As fotos catalogadas e em exposição são de pessoas que buscam uma nova perspectiva de vida nos centros de atenção psicossocial (Caps), centros de referência ao atendimento da população em situação de rua (Centro Pop) e Consultório na Rua, em Curitiba. Entre os cerca de 60 participantes das oficinas ministradas pelo fotógrafo Douglas Fróis estava o comerciante Luiz Fernando Piovezan, 53 anos, que buscou ajuda no Caps Boa Vista após 40 anos fazendo uso de álcool e drogas.

“Não estava tão bem quando participei do curso de fotografia. Depois da experiência, minha autoestima melhorou. Descobri um dom que até então eu não conhecia", conta ao mostrar a foto distorcida de uma placa simulando a forma como ele "enxergava" o mundo e o retrato de um palhaço deixando o chinelo de lado ao calçar os sapatos longos e coloridos. “É uma transformação. Tem tudo a ver com o Caps e a minha vida. Tenho muito orgulho desse trabalho e por estar bem”, conta Piovezan, que passou a ser acompanhado pelo Caps em maio de 2014 e encontra-se livre de substâncias psicoativas.

Para a diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Luciana Savaris, o catálogo e a exposição concretizam os esforços que têm sido feitos em diversas frentes para reinserir pessoas em situação de vulnerabilidade na sociedade. “Isso faz com que a gente acredite o quanto é possível transformar a vida dessas pessoas, fazendo com que eles sejam escutados, vistos e respeitados pela sociedade”, afirma.

Com o olhar deles


Diante das fotos produzidas, o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, ressaltou a importância de o poder público se esforçar para conseguir enxergar a realidade a partir dos olhos dessas pessoas. “E é preciso olhar não só do ponto de vista da saúde, mas também de outras áreas, como a cultura”, disse, lembrando da vinda do Departamento de Políticas sobre Drogas para a SMS no primeiro semestre deste ano. “Trata-se de uma política incisiva que pretende oferecer cuidado a pessoas que normalmente ficam à margem da sociedade, proporcionando acesso a serviços a que elas têm direito”, completa o diretor do departamento, Marcelo Dias Kimati.

Promovido pelo Departamento de Saúde Mental, o projeto Re-tratos contou com a parceria do Ministério da Saúde, que destinou R$ 30 mil ao programa. Divididos em quatro turmas, entre outubro de 2014 e maio de 2015, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas de fotografia e visitaram a exposição “Gênesis”, de Sebastião Salgado. “A intenção do projeto era registrar o olhar deles e tirá-los da invisibilidade. As oficinas não funcionaram como um curso técnico, mas como uma oportunidade de reinserção social”, explica a coordenadora do Re-tratos, Patrícia Folly.


Mostra "Re-tratos da Rua - A construção do olhar fotográfico de populações invisíveis".


Local: Palácio dos Estudantes (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.157)

Data: até janeiro de 2016, no Palácio dos Estudantes

Conheça mais sobre o projeto em www.retratosdarua.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário