Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pnad: a saúde dos trabalhadores rurais no Brasil

via FPA


Artigo recentemente publicado nos Cadernos de Saúde Pública discute a saúde do trabalhador rural brasileiro, dividindo-os entre trabalhadores agrícolas e não agrícolas.

Quanto aos trabalhadores agrícolas, segundo o estudo, no Brasil, existiam em 2008 aproximadamente 30 milhões de trabalhadores agrícolas (cerca de 20% da população economicamente ativa do país) e os trabalhadores que realizavam atividades agrícolas em 2008 eram, em maior proporção, homens, em idade jovem, não brancos, com menor nível de escolaridade, de renda e residentes nas regiões com piores indicadores sociais e de saúde do país.

Utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o estudo mostra que, na área rural, ter ocupação agrícola diminui a chance de se referir a saúde como “boa”: 65,3% dos trabalhadores agrícolas se referem a saúde como boa, percentual que atinge 78,3% entre os não agrícolas. Também, ser trabalhador agrícola aumenta a chance de sofrer doença de coluna/costas, hipertensão arterial sistêmica e artrite/reumatismo (vide tabela abaixo).
Morbidade referida entre os trabalhadores da atividade agrícola no Brasil, segundo ocupação exercida (Pnad, 2008)
Os resultados, portanto, refletem a possível influência dos fatores de risco, intrínsecos a esse tipo de trabalho (exposições a agrotóxicos, ruídos, entre outros), sendo necessária maior atenção do poder público quanto às morbidades que atingem essa população em especial.
Para ler mais:
A saúde dos trabalhadores da atividade rural no Brasil
leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário