Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Secretário Municipal de Saúde é preso em operação do Gaeco no Paraná

Foto: Rodolfo Buhrer/ Paraná Portal

no Paraná Portal


O Secretário Municipal de Saúde de Corbélia, no oeste do estado, teve a prisão preventiva decretada nesta terça-feira (25), durante a operação Panaceia, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Outras oito pessoas responsáveis por cinco empresas, cumprem condução coercitiva, para depoimentos nas cidades de Cascavel, Toledo e Corbélia. Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão na prefeitura e em residências de empresários e servidores.

As autoridades buscam desarticular uma quadrilha responsável por fraude em licitações e desvio de dinheiro público na área de saúde em diversos municípios do oeste.

Segundo o Gaeco, os empresários estariam associados de forma criminosa para fraudar licitações na área de serviços de saúde, medicamentos e alimentação para saúde, inclusive com superfaturamento de contratos, com a conivência do agente público, que teria recebido valores fixos das empresas para garantir o andamento da fraude. O dinheiro era depositado na conta bancária da então mulher do secretário – teriam sido quase R$ 250 mil em propinas em dois anos. O Juízo Criminal de Corbélia determinou o bloqueio de bens imóveis, veículos e contas bancárias dos investigados.

A ação deflagrada hoje é um desdobramento do trabalho de investigação realizado pelo Gaeco em julho, na cidade de Ibema, que levou à prisão dos secretários municipais de Saúde e de Administração, de uma servidora da prefeitura e de três empresários de Cascavel. Todos, além do prefeito de Ibema, que foi afastado, foram denunciados criminalmente pelo MP por crimes como fraude à licitação e desvio de dinheiro público, por meio de organização criminosa. O processo contra o gestor municipal tramita junto ao Tribunal de Justiça do Paraná.

2 comentários: