Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Uberlândia: Aprovados projetos contra a violência obstétrica e autorização da entrada de doulas nos hospitais

Projetos de Lei aprovados em Uberlândia

no blog O Rato Que Sai da TV (via FB do meu amigo Nilton Pereira Junior)

Meu coração está em festa. Meus olhos estão cheios d`água. É tão bonito sentir a história em nossa pele, sentir parte e poder juntas (no feminino porque sei que os homens que estão juntos também reverenciam e honram seu lado feminino) com-partilhar essa História.

Essa semana foram apresentados e votados dois Projetos de Lei na Câmara Municipal de Uberlândia relacionados à melhoria da assistência obstétrica em nossa cidade e contra a violência e o desrespeito nesse momento tão sagrado na Vida de qualquer ser humano. Dois projetos propostos e abraçados pelo vereador Adriano Zaggo, que entendeu e se tornou um grande defensor da nossa causa.

Um dos projetos é para a divulgação e produção de material informativo sobre violência obstétrica, com o intuito de informar às mulheres e seus acompanhantes sobre seus direitos no momento da gestação e parto e sobre procedimentos desnecessários e desrespeitosos que as mulheres não merecem passar durante o parto.

O outro projeto é a autorização da entrada de doulas em todos os hospitais se assim a mulher gestante o desejar para contribuir para o bem-estar apoio e segurança da mulher nesse momento tão importante de sua Vida.

E ambos os projetos foram aprovados por unanimidade nos dois turnos de votação.

Foi muito bonito ver os nossos e as nossas representantes do legislativo defendendo esse projeto. Muita gratidão a esses representantes por contribuírem com essa causa tão importante para todas nós.

Mas gostaria também de ressaltar que a nossa presença lá fez a diferença. O Nilton (médico sanitarista, professor da saúde coletiva na Faculdade de Medicina da UFU e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pai de duas filhas) e a Kelly (bacharel em direito, doula, coordenadora do Projeto FloreSer Parto e Crias e mãe de três filhos) tiveram voz na plenária e defenderam brilhantemente nosso ideal de Humanização. Gratidão ao dois e ao grupo que conseguiu se organizar para marcar presença no primeiro dia de votação.



Já no segundo dia de votação, foi lindo ver o nosso grupo se mobilizando para marcar presença de forma amorosa e coletiva. Em silêncio e carregando algumas fotos de mulheres de Uberlândia parindo de forma respeitosa e amorosa, sensibilizamos mais ainda todos os presentes.

Penso que esse é mais um resultado de uma história amorosa, competente e muito comprometida que vem sendo construída por mulheres, homens e profissionais dedicados ao longo de muito tempo. Uma história de amor e perseverança. Um momento histórico, dentre vários outros que vamos construindo com a nossa caminhada.

Agora falta só a aprovação do Prefeito... Talvez esse seja o momento da gente se unir e mostrar o que desejamos para nós e nossos filhos nesse momento tão único de nossas vidas: respeito, segurança, liberdade, intimidade e amparo com assistência baseada nas mais recentes e atuais evidências científicas!

Mais uma vez, gratidão ao Adriano Zago e sua equipe (que abraçou essa causa), ao Nilton e a Kelly (que nos representaram tão bem), às companheiras da Superintendência da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres que se fizeram presentes nesse e em todos os outros momentos de luta em defesa das mulheres de nossa cidade, às amiga e aos amigos, médicas, médicos, doulas e enfermeiras obstetras, que todos os dias realizam amorosamente sua missão de acompanhar as mulheres, suas famílias e seus bebês nesse momento de chegada ao Mundo, e a todas as mulheres que acreditam em sua força, sua potência e poder de criação de um mundo melhor e mais amoroso.


Segue abaixo o link do site do vereador explicando um pouco mais sobre cada um dos projetos aprovados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário