Páginas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Consulta pública recebe sugestões sobre métodos contraceptivos para adolescentes




Uma proposta em estudo pelo governo federal prevê que o Sistema Único de Saúde ofereça dois métodos contraceptivos de longa duração para evitar gravidez entre adolescentes. O primeiro é um implante sob a pele, colocado no antebraço, que libera um hormônio para inibir a ovulação e tem duração de 3 anos. O outro é um DIU – dispositivo intrauterino – que libera doses diárias de hormônio e dura 5 anos.

A medida está em consulta pública e foi proposta pela Associação de Ginecologia e Obstetrícia. De acordo com a autora do documento e presidente à época da Comissão de Anticoncepção da Associação, Marta Finotti, a intenção é mostrar para as jovens a importância do planejamento familiar.

Mas a proposta é alvo de críticas de algumas organizações. Para Ari Ferreira, voluntário de um grupo jovem, o projeto pode aumentar as taxas de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, já que os adolescentes podem achar que o preservativo é desnecessária. 

A autora da proposta diz que, mesmo com o uso dos contraceptivos de longa duração, a recomendação é sempre usar a camisinha.

Quem quiser pode opinar na consulta pública sobre o oferecimento dos métodos para adolescentes pelos SUS. A medida está disponível até o dia 2 de fevereiro na página da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Os interessados podem acessar: conitec.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário