Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2016

Maria Frô: "A elite sulista, essa, que se acha superior ao restante do Brasil, nunca saiu de 1953/4 1963/4"

 
Façam um exercício de historiador: peguem jornais de 1953/54 e 1963/64

Vocês verão os mesmos estereótipos preconceituosos contra pobres, nordestinos, negros, o mesmo discurso moralista da UDN de combate à corrupção e ataque a políticas públicas de governos trabalhistas, tratadas como coisas de 'comunistas'. Vocês ficarão impressionados, parece que as redações atuais entraram em uma máquina do tempo. O mesmo acontece nos círculos de conversa da elite sulista, essa, que se acha superior ao restante do Brasil, nunca saiu de 1953/4 1963/4. 

A direita brasileira é antes de tudo saudosista, seus membros passaram 10 anos gestando um golpe que foi bem sucedido em 1964 e continuam vivendo do passado, tentando de todas as formas retroceder aos tempos em que mataram um presidente e que carregavam seus opositores para os porões da ditadura para prazerosamente participar das torturas; um tempo em que emprestavam suas peruas (como a Folha) ou os caminhões de gás como a Ultragaz para agentes da OBAN e financiavam o aparelho repressivo do Estado para agir nos porões da ditadura. 

A polícia paulista foi o laboratório para frear qualquer mudança no país vinda do polo mais rico, nenhum de seus chefes/mentores foi punido: Erasmo Dias, Ustra, Tuma e tantos outros seguiram sem ser incomodados até o fim de suas vidas, vários foram para a vida política pra não permitir que nada mude.

Fleury, cuja morte de acordo com Percival de Souza foi queima de arquivo, criou o padrão do esquadrão da morte na polícia que até hoje com os autos de resistências repete a lógica do justiçamento.

Em São Paulo está o centro deste laboratório, no passado os recursos com os gordos cheques que vinham do empresariado para montar a OBAN e caçar e matar a resistência que também aqui era forte. Ainda hoje é assim, uma promiscuidade entre políticos que põem o Estado a serviço do empresariado para garantir-lhes grandes lucros aos segundos que se encarregam de eleger os primeiros.

Por hora a velha, excludente e saudosista elite racista sulista está levando a melhor, porque manteve todas as suas estruturas de repressão sem nunca serem incomodadas, porque consegue manter um congresso com seus pares que agem em prol de sua classe e porque a estrutura arcaica e classista da Justiça, cujos membros também saem da mesma elite, acham uma afronta o povo reclamar de auxílio de 4.500 reais para desembargadores comprar seus ternos em Miami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário