Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Governo do Bebeto declara ter gasto apenas o mínimo exigido na saúde em 2015 (mas, de novo, mente e enrola)

O governo do Paraná cumpriu apenas o mínimo de despesas com saúde em 2015, de acordo com informações publicadas no Diário Oficial da semana passada. De acordo com o balanço prévio divulgado pela Secretaria da Fazenda, o Paraná usou na área de saúde 12,03% de sua receita corrente líquida.

O mínimo constitucional para despesas com o setor nos estados é de 12%. No Paraná, na maior parte dos anos o governo nem sequer vinha atingindo esse mínimo. Em 2014, o governo de Beto Richa (PSDB) teve de usar os 12% e ainda compensar o que não tinha feito em anos anteriores.

O governo tem até março para apresentar as contas finais, que podem modificar os números apresentados até o momento. Depois, os relatórios serão julgados pelo Tribunal de Contas do Estado.


Comentário: Vou esperar para ver os números corretos analisados por quem de direito (MPE-PR). O fato é que uma análise inicial dos gastos aponta para uma série de distorções que permitem duvidar que o governo tenha cumprido a norma constitucional.

Existe uma série enorme de atividades lançadas como "gastos em saúde" que não estão enquadradas nas normas legais. 

Entre elas:
  • Gastos com Hospital da Polícia Militar;  
  • Gastos com TECPAR;
  • Gestão de operações "aeromédicas" (que estão a cargo da secretaria de segurança e não da saúde e incluem outras atividades que são exclusivas da segurança);
  • Programas a cargo da secretaria da família e desenvolvimento social (idem acima);
  • Plano de saúde dos servidores públicos (não é SUS);

Ou seja: descumpriu... e enrolou. De novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário