Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2016

Renato Janine Ribeiro: "Esse maniqueísmo deslavado e histérico não leva a lugar nenhum"


Parece que chegamos ao desastre total. Eu ia dizer que Lula aceitou ser ministro para salvar o governo, não para salvar a si próprio. Salvar a si próprio seria mais fácil continuando sem cargo. Poderia ser preso, sim, condenado pelo juiz Moro, mas teria várias instâncias de defesa. E mesmo que condenado em todas, sairia herói para uma boa parte da população.

Como ministro, não só terá/teria dificuldades com a presidente Dilma (que já começaram quando ela tirou a economia do alcance do seu super-ministro), como poria em risco toda a sua biografia. Vai irritar alguns o que direi, mas Lula foi o melhor presidente do Brasil. OK, a concorrência é pequena - Getúlio, JK, Itamar, FHC. Os outros, forget. Mas o que ele fez em termos sociais é fantástico, retirando o País do mapa da fome etc etc. Ora, vindo agora para salvar um governo em séria crise, ele estava pondo sua biografia em alto risco. Na melhor das hipóteses, estancaria a hemorragia. Difícil tornar o atual governo um sucesso. Difícil deixar o PT em condições de ganhar a eleição de 2018. Para ele, pessoalmente, era muito melhor garantir a biografia. As acusações de pedalinho e triplex que nem comprou sumiriam, assim como o suposto mar de lama de Getúlio e os supostos prédios de JK. Ficaria para a história. Pôs tudo isso em risco ao aceitar o cargo.

Bem, mas tudo isso eu pensei antes da divulgação do áudio, algo - desculpem o trocadilho - inaudito. Não, na verdade aconteceu com um colaborador de FHC, que teve uma conversa telefônica gravada e foi o maior escândalo, que a gravação de um terceiro resultasse em grampo no Palácio (nem foi de FHC, foi de um auxiliar). Agora é um audio de hj mesmo com a presidente que vai ao ar. Mais uma vez, dois pesos etc. Agora, ninguém sabe no que vai dar. O que vemos é que todo dia tem uma porrada.

Ah, estou perdendo a paciência. Sempre acreditei super no diálogo. Quis muito crer que pudesse haver um diálogo entre esquerda e direita democráticas. Mas sei lá. Só acredito que esta última existe porque aprecioRenato Caporali, Marcos Fernandes e alguns outros que são democratas (sendo que Caporali nao vai gostar de ser chamado de direita, mas democrata ele seguramente é). 

Não estou defendendo o governo de seus erros, nem isentando quem cometeu crimes de seus atos. Mas esse maniqueísmo deslavado e histérico não leva a lugar nenhum.

Um comentário:

  1. Teço uma comparação com o pensamento religioso em voga no Brasil, segundo o qual tudo é culpa do diabo e há, claramente, um lado bom e divino se contrapondo a outro, mau e demoníaco. As massas, insufladas por propaganda nada imparcial, acreditam estar a favor do primeiro contra o segundo e não cogitam nas sombras que também existem naquele, não pensam no "day after", em quem será o "messias" prometido, se existe um, que arrumará a bagunça.
    É uma mentalidade demasiadamente tacanha, é o famoso "trocar seis por meia dúzia...

    ResponderExcluir