Páginas

domingo, 12 de junho de 2016

Em carta aberta, Tutores e Supervisores do Mais Médicos se mostram preocupados com a continuidade do programa

Ao lembrarem da importância e dos avanços que o programa produziu, afirmam que não se pode permitir retrocessos nas conquistas na saúde, nos avanços sociais e nos direitos conquistados, como o Programa Mais Médicos.


Em carta aberta à população, tutores e supervisores do Programa Mais Médicos se dizem extremamente preocupados com o atual momento político no país e as consequências que as medidas anunciadas pelo governo interino de Michel Temer podem ter para o programa.

Ao lembrarem da importância e dos avanços que o programa produziu, afirmam que não se pode permitir retrocessos nas conquistas na saúde, nos avanços sociais e nos direitos conquistados, como o Programa Mais Médicos.

Lembram que o programa garantiu, por exemplo, que todos os distritos sanitários especiais indígenas tivessem médicos atuando, que mais de 60 milhões de brasileiros são beneficiados pelo programa, e que mais de 70% dos municípios brasileiros são atendidos pelo PMM.

Neste sentido, eles dizem se posicionar “em defesa do Mais Médicos, pelos avanços que produz, pelo compromisso com os profissionais que o constroem a cada dia, seja nas equipes de assistência ou gestão do programa, pelo compromisso com os médicos brasileiros e estrangeiros que a cada dia assistem aos milhões de brasileiros que necessitam; mas principalmente pelo compromisso com o direito à saúde de qualidade para todas as pessoas. Estamos em defesa da vida. Resistiremos em defesa do SUS. Insistiremos na transformação da educação médica e na qualificação da relação entre instituições de ensino e rede de saúde”.


CARTA ABERTA DOS TUTORES E SUPERVISORES DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL

O Programa Mais Médicos para o Brasil surgiu em 2013 como proposta de qualificação e ampliação da assistência do Sistema Único de Saúde. Com seus eixos de melhora e ampliação da infraestrutura da assistência em saúde, promoção do crescimento e qualificação da formação em saúde e provimento emergencial de profissionais médicos, o Mais Médicos fez parte de melhorias importantes para a população.

Entende-se a importância do Programa para a formação de um médico mais voltado para as necessidades de saúde da população brasileira quando um dos eixos prioritários trata de aumento de vagas na graduação médica em locais onde não existiam faculdades de medicina, na ampliação e criação de vagas de residência com ênfase na Residência de Medicina de Família e Comunidade, desta forma cobrindo lacunas seculares e sendo coerente com o princípio da equidade do SUS.

Seu eixo de provimento emergencial, por meio do Projeto Mais Médicos para o Brasil, é essencial no enfrentamento da dificuldade de acesso da população ao profissional médico, principalmente nos municípios mais afastados, nas periferias de grandes cidades e nas áreas de maior vulnerabilidade social. A relação de 1,8 médicos a cada mil habitantes se mostrava insuficiente para a ampliação da assistência no SUS, deixando vazios assistenciais que impediam o sistema de realizar seus princípios. O trabalho dos Tutores e Supervisores de Instituições de Ensino participantes, ou Instituições Supervisoras, possibilita a execução do projeto de qualificação e ampliação da formação de médicos, possibilitando fóruns de atualização e debates sobre a atenção básica que queremos e que também desejam os cidadãos brasileiros: a garantia do direito à Saúde.

Diversas avaliações demonstraram os acertos do programa. Hoje temos todos os distritos sanitários especiais indígenas com médicos atuando, mais de 60 milhões de brasileiros beneficiados pelo programa, e mais de 70% dos municípios brasileiros atendidos. Com o Mais Médicos houve a retomada do crescimento da cobertura da atenção básica para a população, e 91% dos municípios receberam recursos para melhoria ou ampliação das Unidades Básicas de Saúde. O número de consultas médicas na Estratégia de Saúde da Família cresceu 29% no país, sendo que este crescimento foi mais que o dobro quando se compara municípios com o programa (33%) com os municípios sem o programa (15%). Com a ampliação e qualificação da atenção básica, mais de 90 mil internações por condições sensíveis à atenção básica foram evitadas em 2015.

A qualificação da assistência é sentida pelos brasileiros, e o programa tem excelente aprovação popular. Uma amostra de mais de 14 mil usuários atendidos pelo Programa captou uma Nota de avaliação do Programa de nota 9 (numa escala de 0 a 10), na qual 55% das pessoas deram a nota máxima: nota 10. Os avanços do programa são muitos. Por ser um programa que defende a vida das pessoas, principalmente das que mais precisam.

O Brasil passa por um momento político altamente delicado, momento no qual se faz necessário além de clareza de posicionamento, clareza de propósitos. Repudiamos as manipulações político-jurídicas-midiáticas que surgem neste cenário e firmamos aqui nossa defesa: pela saúde e vida da população e por uma política de saúde consistente, onde a população brasileira, seja o cidadão das grandes cidades ou dos mais longínquos povoados brasileiros, todos, sem exceção, tenham acesso ao atendimento de saúde de qualidade! Não podemos permitir que haja retrocesso nas conquistas na saúde, avanços sociais e direitos conquistados, incluindo o Programa Mais Médicos.

Nós, tutores e supervisores do Programa Mais Médicos para o Brasil, posicionamo-nos em defesa do Mais Médicos, pelos avanços que produz, pelo compromisso com os profissionais que o constroem a cada dia, seja nas equipes de assistência ou gestão do programa, pelo compromisso com os médicos brasileiros e estrangeiros que a cada dia assistem aos milhões de brasileiros que necessitam; mas principalmente pelo compromisso com o direito à saúde de qualidade para todas as pessoas. Estamos em defesa da vida. Resistiremos em defesa do SUS. Insistiremos na transformação da educação médica e na qualificação da relação entre instituições de ensino e rede de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário