Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2016

OPAS garante que médicos cubanos que estão deixando o país serão repostos

medicocubano

(Médico cubano atende criança na ilha do Marajó. Foto: OPAS;OMS)

A OPAS (Organização Panamericana de Saúde) enviou ao blog um comunicado garantindo que os médicos cubanos que estão sendo convocados pelo governo de Cuba para que retornem a seu país após as eleições municipais serão substituídos por outros profissionais. A embaixada cubana ainda não se posicionou a respeito.

A assessoria da entidade também afirmou que os governos brasileiro e de Cuba “têm manifestado total interesse em continuar com a cooperação internacional triangulada pela OPAS/OMS”. Leia abaixo a íntegra da nota da OPAS:

“O Brasil deve receber nesta semana mais 500 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos. Eles se juntam aos 50 que desembarcaram no país na semana passada e a previsão é que outros cheguem nos próximos dias.

Os médicos cubanos que encerram as atividades entre julho e outubro deste ano serão substituídos a partir de novembro, depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e as eleições municipais, para garantir que a população seja adequadamente assistida durante eventos que mobilizam uma grande quantidade de pessoas. Os que entrariam de férias nesse período também adiarão para a partir de novembro.

A troca dos profissionais está em consonância com o acordo de cooperação vigente, que exige o retorno deles após três anos atuando fora do próprio território.

O Mais Médicos foi criado em 2013 pelo Governo Federal brasileiro, com o objetivo de suprir a carência desses profissionais nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades. A Representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil colabora com a iniciativa intermediando a vinda de médicos de Cuba para atuar em unidades de saúde do país. Os governos brasileiro e cubano têm manifestado total interesse em continuar com a cooperação internacional triangulada pela OPAS/OMS.”

No domingo à noite, o Socialista Morena revelou com exclusividade um comunicado do ministério da Saúde de Cuba convocando 1672 médicos residentes no Brasil a voltar a seu país natal após as eleições municipais, mesmo com a Medida Provisória assinada pela presidenta Dilma que lhes possibilitava poder permanecer mais três anos no país. O blog foi procurado por profissionais cubanos contrários à decisão de voltar e que gostariam de permanecer no Brasil por mais três anos. Leia mais aqui.

Fica a pergunta: será que a recepção aos novos médicos cubanos será diferente agora que o governo está nas mãos da direita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário