Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A Reforma do Ensino Médio: rumo a não educação


O anúncio da Reforma do Ensino Médio, que foi realizada por meio da Medida Provisória 746, pegou muita gente de surpresa e demonstrou que, dentre tantas outras, essa é mais uma medida do governo atual, empossado de forma ilegítima, pensada para servir a um tipo de sociedade desigual e excludente: com uma proposta de currículo flexível, a educação se aproxima, ainda mais, de um modelo que pretende atender às necessidades do capital, e não da formação plena de um ser humano, capaz de refletir e lutar por direitos, etc. 

Renomados pesquisadores da área de Educação têm chamado a atenção para o risco desta opção de formação, destacando que os jovens estudantes de ensino médio são seres em formação, especialmente, formação política, e que, portanto, adotar este viés tecnicista, neste momento, é correr o risco de “desformar” mais que formar. Isso porque um currículo que visa formação técnica tem como objetivo preparar mão de obra para o mercado de trabalho, e não realizar uma formação plena, de cidadãos. Além disso, propor ensino em tempo integral é ignorar a realidade de grande parte dos jovens brasileiros das camadas mais pobres, que conciliam trabalho e estudo na busca por melhorias sociais. 

A escolha por esta reforma não tem preocupação em atender às reais necessidades de mudanças no ensino, no sentido de melhorá-lo. Se assim o fosse, os pesquisadores e educadores que vêm, há muito tempo se debruçando sobre o tema, teriam sido consultados, e não foram. Para um governo que se fez de maneira ilegítima, é importante manter uma massa de pessoas com pouca ou nenhuma formação política!



Para saber mais:



De que se trata a reforma do Ensino Médio (MP nº 746)





Um comentário:

  1. Boa noite Sr. Mario, que a reforma do ensino médio assim como muitas outras que estão por vir sejam aplicadas de maneira imediata, pois só assim um levante contra as mazelas que esta nação sofre há muito tempo possa ser respondida também de maneira imediata.

    ResponderExcluir