Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2017

Professora Josete: Greca não pode jogar moradores de rua "como sujeira para debaixo do tapete"


Imagem: Diego Simas, Creative Commons




Rafael Greca afirmou em sua rede social que está “devolvendo” Curitiba aos curitibanos com medidas como fechar o guarda-volumes da Praça Osório para moradores de rua. Segundo ele, quer dar novamente às crianças espaços para brincar no playground e “tranquilidade” para os transeuntes. O que ele está fazendo é a “política da higienização” ou “limpeza social”, que consiste em retirar pessoas indesejáveis, que “contaminam” um ambiente e/ou prejudicam sua estética, retiram sua função de ambiente “familiar”. 

Os moradores de rua também são fruto de uma família e, por diferentes motivos, em algum momento de suas vidas, perderam seu vínculo familiar. Além de desumana, essa prática não reconhece os moradores de rua como cidadãos e cidadãs que têm direito à cidade e a fazer uso de todos os espaços públicos. Eles não podem fazer uso das vias públicas da cidade porque esta deve oferecer sempre uma rememoração dos tempos áureos em que Curitiba foi edificada, urbanizada e ornamentada? O que é isso? Moradores de rua têm de ter oportunidade de poder buscar um trabalho, de ter seus pertences salvaguardados, como todo cidadão. Precisam de condições de vida dignas, com o apoio dos órgãos públicos, políticas públicas que devem pensar soluções para dar-lhes apoio, não escondê-los. 

Não é possível agir e reagir como se essas pessoas devessem sumir, jogá-las como sujeira para debaixo do tapete. Elas ainda estarão lá, em situação ainda pior. A Prefeitura garante que outro guarda-volumes continuará existindo em outro ponto da cidade. Seria esse menos visível e comprometeria menos a estética da Curitiba pra “inglês ver”? Ao invés de acabar com a era Fruet, como vem apregoando, o Prefeito deveria iniciar a sua famigerada “história de amor” com Curitiba e com os curitibanos. Sejam eles uma família tradicional da classe média ou os sem teto do centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário