Páginas

sábado, 18 de março de 2017

A verdadeira questão por trás da "Carne Fraca": Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é tudo


CARNE FRACA - Por 3 anos lutamos e investimos para a implantação do SUASA - Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária na Lapa. Este sistema facilitaria em muito o processo de inspeção e garantiria a qualidade das Agroindústrias Familiares que produzem produtos de origem animal. 

Hoje, o que acontece, é que estas precisam, por imposição legal e por falta de legislação específica, se sujeitar às mesmas normas impostas aos grandes frigoríficos pelo MAPA - Ministério de Agricultura e Pecuária - SIP e SIF (que hoje foi demonstrado que nada valem, pois não há garantia de qualidade, não há garantia de ética na inspeção). 

Apesar do esforço da Secretaria Municipal de Agricultura da Lapa, nas pessoas do Secretário Lírio Rebelatto e da veterinária Adriana Bianchini e de todo o apoio dispensado pelo executivo municipal durante os anos de 2014 a 2016 e do processo já estar bem adiantado, o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Estado da Agricultura sempre impõe mais e mais pedidos para a concretização do SUASA na Lapa. 

Com a operação Carne Fraca muita coisa começa a ficar mais clara. A quem interessa que a Agroindústria Familiar não seja regulamentada com mais facilidade? A quem interessa que o processamento e comércio de carnes e derivados fique na mão de poucas grandes empresas? A quem interessa que a agroindústria familiar não evolua? Pois é. Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é tudo.


*Leila Aubrift Klenk é engenheira agrônoma e foi prefeita do município da Lapa-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário